IA na Prática para o Varejo de Material de Construção: inovação, produtividade e resultados

bbe ddbabebbbafa~mv jpeg

 Na sua essência o Varejo é um negócio feito de Pessoas para Pessoas, onde cada experiência é uma história e cada compra é uma jornada. Estamos na vanguarda da evolução, redefinindo o cenário do varejo para proporcionar conexões mais profundas, serviços mais intuitivos e experiências verdadeiramente memoráveis.

 

Num mundo em constante evolução no Varejo de Material de Construção, a Inteligência Artificial (IA) está emergindo como uma ferramenta que transforma a maneira como as empresas operam e interagem com os seus clientes e funcionários. No próximo Encontro VMC vamos abordar soluções práticas de como as empresas podem se beneficiar com o uso da IA aumentando a produtividade, inovando em seus processos, resultados e alguns cuidados que são fundamentais nas suas etapas de implementação.

 

Em termos simples, a Inteligência Artificial (IA) refere-se a capacidade das máquinas de realizar tarefas que normalmente exigiriam a inteligência humana. Isso inclui aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, visão computacional e muito mais. Desde a usa concepção a IA tem evoluído significativamente, impulsionada por avanços tecnológicos e pela crescente disponibilidade de dados.

 

Seu desenvolvimento remonta aos anos 50, com pioneiros como Alan Turing e John McCarthy, mas foi nas últimas décadas que a IA ganhou destaque, com a popularização de iniciativas como a OpenAI, que busca avançar a IA de forma transparente e colaborativa.

 

No contexto do varejo de material de construção, a IA pode ser aplicada em uma variedade de áreas, desde análise de dados até atendimento ao cliente e logística. Lu Carmo uma das realizadoras do Encontro VMC,  destaca que o “ser humano é fundamental e jamais deixará de existir porque as pessoas proporcionam soluções e são muito criativas, vamos deixar a máquina fazer o papel da máquina e assim termos mais tempo para as pessoas cuidarem dos relacionamentos e das pessoas”.

 

Algumas inovações que temos acompanhado nas lojas de varejo que visitamos no mundo é a utilização da IA como ferramenta essencial para impulsionar a eficiência operacional e melhorar a experiência do cliente.

 

A personalização destas experiências pode ser executada através da análise os  dados de compra e comportamento do cliente para oferecer  recomendações altamente relevantes, aumentando as vendas e a fidelidade à marca.

 

Além disso, a IA também pode ser usada para otimizar estoques, prevendo a demanda futura e garantindo que os produtos certos estejam disponíveis no momento certo. Isso não só reduz os custos de estoque, mas também melhora a satisfação do cliente.

Outra oportunidade oferecida pela IA é a melhoria da eficiência operacional. A automação de tarefas rotineiras, como processamento de pedidos e gerenciamento de inventário, permite que as empresas economizem tempo e recursos, liberando os funcionários para se concentrarem em atividades mais estratégicas.

 

Nossa missão é transcender as expectativas, oferecendo um Varejo que não apenas atenda às necessidades do cliente, mas que as antecipa. Estamos construindo não apenas lojas, mas destinos onde a inovação se encontra com a tradição, e onde cada cliente é uma parte vital de nossa narrativa, destaca Lu Carmo.

 

Outro aspecto importante é a correta captura das informações, dos dados que a loja possui, porque as ferramentas executam, mas quanto mais fiéis e corretas forem as informações que a sua loja possui, maior eficiência e acuracidade você obterá ao utilizar as ferramentas já disponíveis no mercado. Dados são essenciais. Dados organizados, capturados e gerenciados de maneira correta são valiosíssimos numa estratégia de longevidade de uma empresa.

 

Eugenio Foganholo, um dos realizadores do Encontro VMC destaca que a IA já é uma realidade e que o varejo de material de construção deve abraçar essa causa, adotando essa ferramenta, pois além de trazer maior condição de sustentabilidade, produz resultados palpáveis e reais.

 

Vale ressaltar que apesar das inúmeras oportunidades, a implementação

bem-sucedida da IA no varejo de materiais de construção enfrenta alguns desafios significativos. Um dos principais desafios é a barreira técnica e de infraestrutura. Muitas empresas do setor ainda não possuem a infraestrutura adequada para suportar soluções de IA, o que pode dificultar a adoção da tecnologia.

 

Além disso, as preocupações com a privacidade e segurança dos dados também representam um desafio importante. Com a coleta e análise de grandes volumes de dados dos clientes, as empresas precisam garantir que as informações sejam protegidas contra acessos não autorizados e uso indevido. Isso requer a implementação de medidas robustas de segurança cibernética e conformidade com regulamentos de privacidade de dados.

 

Outro desafio significativo é o custo e o retorno sobre o investimento (ROI) associado à implementação de soluções de IA. Embora as vantagens a longo prazo sejam claras, muitas empresas podem hesitar em fazer um investimento inicial significativo sem garantia de retorno imediato. Portanto, é essencial que as empresas realizem uma análise cuidadosa do custo-benefício antes de embarcar em iniciativas de IA. Comece de forma gradativa.

 

Como destaca Eugenio Foganholo, IA é uma ferramenta democrática: amigável em ser utilizada, de baixo custo e poderosa em geral resultados. Mas o importante, é a decisão em implantá-la.

 

Recentemente tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as soluções que estão sendo implantadas na Home Depot, a maior empresa do Setor de Material de Construção do Mundo, que está fazendo um piloto no Canadá para replicar posteriormente em suas lojas nos Estados Unidos. São soluções de IA para melhorar a experiência do cliente, otimizar estoques e aumentar a eficiência operacional.

 

 

Junte-se a nós enquanto embarcamos nesta jornada emocionante para redefinir o varejo, o impacto da inteligência artificial e como podemos utilizar na prática as ferramentas que estão disponíveis para o Varejo. Vamos juntos criar um amanhã onde cada compra se transforme num momento de relacionamento e numa experiência inesquecível para os nossos clientes.

Te aguardamos no Encontro do Varejo de Material da Construção e Fórum Mulheres que ocorrerá no dia 03 de abril das 8h às 12h no São Paulo Expo durante a Feicon.





 

 

 

Posts Recentes