Construindo novas Rotas : O Avanço das Mulheres na NRF

bbe eedaffafee~mv jpeg

No vibrante coração do  Varejo bate uma verdade simples é um negócio de pessoas para pessoas, onde cada interação tem a sua própria narrativa. Somos pioneiros na construção e evolução deste cenário, moldando Varejo a cada dia para criar conexões mais profundas, serviços intuitivos e experiências memoráveis para os nossos clientes.

 

Esta foi a minha 15ª participação da NRF, responsável pela curadoria de uma delegação brasileira. Destaco que a NRF além de ser um dos principais congressos de Varejo no Mundo é um marco importante de conexões, troca de informação e experiências práticas para todos os que participam.

 

Durante o congresso e as visitas técnicas, aprendemos e discutimos sobre o impacto da inteligência artificial generativa, a sua aplicabilidade ao Varejo, quais são as soluções disponíveis no mercado para colaborar com a criação de experiências, personalização e gestão das informações das lojas. Porém tudo isso acontecerá ser o básico for bem-feito. Voltamos a essência do Varejo de organizar os dados e conhecer verdadeiramente o seu cliente.

Há muitas oportunidades para o Varejo em Retail Media e a loja física continua cada vez mais forte, porém não apenas como loja transacional, mas como um ambiente

 

A omnicanalidade só será produtiva se todos os canais de atendimento estiverem conectados e oferecerem a mesma qualidade e serviço para o cliente. A sustentabilidade é a espinha dorsal do nosso futuro. Comprometemo-nos a criar não apenas um Varejo eficiente, mas um Varejo que abrace a responsabilidade ambiental e social. Cada decisão, desde a seleção de produtos até as práticas operacionais, é guiada por nosso compromisso com um amanhã mais verde e sustentável. As lojas físicas evoluem para centros de experiência. Elas transcendem os limites transacionais, tornando-se locais onde as emoções se conectam aos produtos e as experiências. Cada loja é um palco para a inovação, um espaço onde a comunidade se encontra.

 

A jornada das mulheres no varejo é uma narrativa de garra, inovação e transformação. É sobre líderes que aprendem com a vida, com o trabalho e com os relacionamentos pessoais. São mulheres que, desde cedo, foram incentivadas a trabalhar, estudar e transformar a realidade ao seu redor.


Nesta edição da NRF tivemos 170 mulheres palestrantes de um total de um pouco mais de 400 palestrantes em 190 palestras.  Até este momento não temos a estatística oficial de quantos brasileiros estiveram na NRF 2024, porém ao conversar com as outras delegações vimos um número crescente das mulheres que participam ano após ano.

 

No Brasil e ao redor do mundo, o empreendedorismo feminino cresce em ritmo acelerado. Mulheres que lideram lares e negócios próprios estão redefinindo o que significa ser empreendedora, seja como funcionárias ou empresárias. Gerenciando as complexidades de múltiplas jornadas, equilibrando o tralho e a vida familiar, e agora mais do que nunca, lutam por equidade de gênero, diversidade e inclusão.

A liderança feminina é marcada pela empatia, inovação e uma abordagem colaborativa que já está transformando a cultura organizacional e a experiência do cliente.

 

A Wegmans, é uma cadeia de supermercados familiar nos Estados Unidos, conhecida por sua dedicação aos valores de qualidade, atendimento ao cliente e envolvimento com a comunidade. Com uma cultura muito forte centrada nos funcionários, acreditam que colaboradores felizes e bem apoiados resultam em clientes felizes.

De acordo com Colleen Wegman, CEO e Presidente, 4ª geração da família:

 

Há mais de 100 anos, criamos uma cultura acolhedora na Wegmans. Cada funcionário desempenha um papel essencial na representação dos nossos valores ‘Quem Nós Somos’ em nossas mais de 100 localidades e unidades de negócios.”

 

É importante também notar que o avanço das mulheres no Varejo não é uma vitória isolada. É um resultado coletivo para capacitar as pessoas, para criar ambiente de trabalho onde a capacidade e a contribuição para o todo são mais relevantes do que o gênero ou a cor. A verdadeira liderança no varejo é aquela que respeita e incentiva a diversidade e promove a igualdade de oportunidades para todos.

 

Michelle Gass CEO e presidente da Levi’s uma empresa de 170 anos, destacou alguns aprendizados essenciais na sua jornada no varejo: a importância das marcas, seja obcecado pelo consumidor, tenha foco em inovação, toda a gestão da empresa deve estar envolvidos na estratégia de omnicanalidade, tenha propósito e siga sempre seus valores. Mas a principal da lição deste dia foi: Tenha Lucro com Princípios.

 

Olhando para o futuro, a presença feminina no Varejo é um marco de progresso e um indicador vital do crescimento sustentável do setor. O mundo está atento e aprendendo com cada passo que as mulheres dão. Drew Barrymore, apresentadora, atriz, compartilhou a sua jornada empreendedora e criativa a frente da empresa Made by Gather em parceria com Shae Hong e ainda nos inspirou com os seus conselhos de vida:  “Trabalhar duro comigo mesma e me tornar uma pessoa melhor e mais inteligente a cada dia e talvez até me culpar menos pelo erro que acabei de cometer. Você nunca faz nada neste mundo e nesta vida sozinho. Não existe eu ou meu, é o nosso ou nós”.

 

Recentemente ressignifiquei a forma de “pensar fora da caixa, porque ao pensarmos de forma integrada, sem caixas, não colocamos barreiras entre o passado e o futuro, desta forma somamos e não subtraímos.


Assisti diversas apresentações, palestras, trocas de conteúdos e informações entre as mulheres. A vulnerabilidade foi colocada em pauta, não ficou em segundo plano guardada como algo intocável. Sentimos, vivenciamos dores e nada é tão fácil.

Conheço um único caminho que é trabalhar, estudar, conectar pessoas, trabalhar e trabalhar. Com coragem e determinação qualquer coisa poderá ser realizada. Mas isso tem um preço. E várias mulheres incríveis falaram sobre a sua jornada, os desafios de conciliar a empresa, carreira e a maternidade.

 

Voltei com lições importantes sobre priorizarmos o que realmente importa para fazer caber dentro do nosso tempo. As nossas redes de conexões e apoio são incríveis e hoje no Brasil temos mais de 150 redes ativas para colaborar com o crescimento das mulheres em suas carreiras e empresas.

 

O futuro do Varejo já começou, rompendo as fronteiras da personalização. Com tecnologia avançada cada encontro será cada vez mais personalizado, criando espaços onde cada pessoa é valorizada em sua unicidade e cada experiência de compra pode ser única como vimos na nova loja da Swarovski , liderada pela Carla Assumpção aqui no Brasil.

 

Durante uma apresentação envolvente e pessoal para um grupo seleto de empresários, Magic Johnson compartilhou reflexões profundas sobre o suporte inestimável de sua esposa — sua parceira de vida. Ele destacou como a força dessa união foi crucial para seu sucesso. Junto à sua inabalável determinação, persistência e coragem, Magic Johnson ressaltou que os valores familiares são o verdadeiro pilar de sua jornada.

 

Cada líder feminina deixa sua marca indelével, promovendo práticas sustentáveis, diversidade e um ambiente de trabalho acolhedor. Olhamos para o futuro com esperança, sabendo que a presença feminina no Varejo não é apenas um marco de progresso, mas a chave para um crescimento contínuo e sustentável.

Vamos reimaginar juntos, trabalhar arduamente para evoluir a cada dia e celebrar cada conquista nossa, porque o varejo de amanhã já começou.

 

Lu Carmo

 

Especialista em Varejo Matcon, Conselheira Independente e Fundadora do Fórum Mulheres da Construção.





 

 

Posts Recentes