Julho Positivo

bbe ddbffabfabae~mv jpg

Em Julho, vendas no varejo de material de construção crescem 10%





Desempenho do setor também foi positivo referente ao mesmo período em 2018.



As vendas de material de construção no mês de Julho foram 10% maiores que as do mês de Junho como revela a Pesquisa Tracking da Anamaco- Associação Nacional de Comerciantes de Material de Construção. Segundo o estudo, produzido entre os dias 24 e 29 de Julho com 530 lojistas em todo os país, o comércio também mostrou um crescimento que o mesmo mês do ano passado, de 13%. No acumulado do ano o crescimento representa 4% e, nos últimos doze meses, 5%.


Segundo a pesquisa, todas as regiões do Brasil tiveram desempenho positivo: no Nordeste, por exemplo, o crescimento representa 17%. Em seguida vem a região Norte (15%), Centro Oeste e Sudeste com 10% e Sul, com 7%. “Este ano tivemos muitas chuvas, instabilidades climáticas. Por isso a região Sul apresentou o menor crescimento: é preciso que o tempo esteja seco para que as pessoas possam construir e reformar”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.


Conz também informa que o segundo semestre é melhor para o setor e que os números positivos estão dentro do esperado. “Neste período as pessoas buscam fazer ajustes para as residências ficarem mais bonitas para as festas de fim de ano”, completa. De acordo com a pesquisa, 64% dos comerciantes estão otimistas com as vendas em Agosto.


Dia dos Pais


Cerca de 34% dos lojistas pretendem realizar uma ação para o dia dos pais. Na região Sul, 48% pensam em promover ofertas e promoções para a data. Conz afirma que apesar de suas peculiaridades, o varejo de material de construção também acompanha o calendário do comércio. “As lojas têm itens que agradam os pais, como caixa de ferramentas e acessórios para montar churrasqueira. É natural esta tendência”, diz. Segundo Conz, apesar das mulheres estarem comprando mais material de construção e ser inegável o avanço da presença feminina no setor, a figura masculina é muito associada à construção. “O reflexo das compras nas nossas lojas é uma consequência”, completa.


Realizada pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, a Pesquisa Tracking Anamaco tem o apoio da Anfacer, Abrafati e Instituto Crisotila Brasil.

Sobre a Anamaco

A Anamaco – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que funciona

como interface entre os órgãos governamentais e as Acomacs e Fecomacs, demais entidades, fabricantes e comerciantes de material de construção. Em 2019, a entidade comemora 55 anos de fundação de seu sistema associativista.

O nosso papel é desenvolver ações junto ao poder público apresentando sugestões e projetos que têm por objetivo aumentar as vendas de material de construção, promovendo o desenvolvimento do setor e do país como um todo. A Anamaco também promove discussões em torno de assuntos que podem interferir diretamente na cadeia produtiva da Construção, como questões ligadas à tributação, projetos de lei etc.


Com cerca de 131 mil lojas em todo o país (incluindo 130.094 lojas varejistas e 11.238 mil lojas atacadistas), o setor de material de construção é parte integrante do complexo denominado de ConstruBusiness, que representa 9,1% do PIB brasileiro.




Mais informações:

Assessoria de Imprensa – Anamaco

Ivy Farias – press@anamaco.com.br

Posts Recentes