Por Lu Carmo
Há algumas décadas, cultivava o sonho de um dia poder ouvir e ver Oprah ao vivo. Estive em Chicago mais de 25 vezes nos últimos anos, sempre com uma pitada de esperança no coração.
Conheci Oprah quando era adolescente e estudava inglês; um dos cases que li foi sobre sua biografia. Que história verdadeira e impactante de uma mulher que enfrentou tantas adversidades e violência, e venceu. Ali nasceu uma fonte de inspiração que me fez acreditar que não há um lugar que não possamos alcançar, porque se eu pudesse sonhar, também poderia estudar, trabalhar e, principalmente, realizar.
Eram 7h da manhã e eu fui uma das primeiras a chegar. O auditório ainda estava fechado, mas o coração já batia acelerado. As pessoas iam chegando e o sentimento era o mesmo: um misto de emoção, de sonho realizado e de uma noite onde quase ninguém dormiu direito, esperando por este grande dia.
O que é vencer para mim? Nunca esteve atrelado ao dinheiro, mas sim à força ímpar que esta mulher carrega, à sua capacidade de conectar pessoas tão diversas, de conseguir ouvir e extrair o melhor de cada pessoa que passou por seu caminho, de transformar vidas e tocar corações.
Pense em uma pessoa que encanta a todos com sua generosidade, força, experiência, magnetismo, fé e coragem. Intensa em suas atitudes e dona de um planejamento e posicionamento de Vida e Legado impecáveis. Ela é Oprah Winfrey.
“Faça tudo com intenção, porque nossa intenção é o que é percebido pelos outros. Entenda o motivo do que você fala e faz. Um dia, conversando com Maya Angelou, sua amiga e mentora, ela disse: Oprah, seu legado é cada vida que você muda; ele é construído ao longo de sua vida. É a soma, não apenas uma coisa que você realiza.”
Tive a oportunidade de assistir à sua apresentação ao vivo em São Paulo neste mês, durante a realização do Legends in Town. Vou compartilhar um pouco do que aprendi e conheci mais sobre Oprah durante esta apresentação. Ela nasceu em 1954, foi criada pela avó materna nos Estados Unidos. Honra muito sua ancestralidade, respeitar e conhecer nossa história e origem é uma dádiva.
Envolvida em várias atividades filantrópicas e investimentos sociais, já realizou a doação de mais de US$ 400 milhões.
“Uma vida boa é melhor quando você compartilha. Usar o dinheiro para criar um propósito maior e usá-lo com espírito de bondade e amor torna você ainda mais abundante.”
Ficou hospedada na casa de Nelson Mandela por 10 dias e decidiu mudar a história de meninas na África do Sul, construindo uma escola em 2007 para as meninas. Já educou, através de sua escola, 868 meninas e as colocou na faculdade; todas elas agora estão oferecendo ao mundo sua própria liderança de maneiras que são significativas para elas.
“Seja capaz de ser um líder em sua própria vida. Portanto, não importa que tipo de CEO, que tipo de título, que tipo de cargos executivos você alcance. O que é mais importante é que você pode criar uma vida onde você seja o líder do seu próprio destino, de tal forma que você tenha alegria, se deleite com as coisas que faz, que esteja cheio de gratidão e que tenha contentamento e satisfação.”
Durante 25 anos, foi apresentadora e produtora do premiado talk show “The Oprah Winfrey Show”; acumulou diversos prêmios e reconhecimentos, tornando-se uma das mulheres mais respeitadas e admiradas da atualidade.
“Você sabe, o mais importante na vida é entender o que realmente importa. O que lhe dá profundidade? O que lhe dá esperança? O que lhe dá uma sensação de significado em sua vida? E acho que o dinheiro é certamente útil. Acho que o dinheiro desempenha um grande papel, mas também o vejo como uma troca de energia e uma compreensão de como usar o dinheiro para me permitir amar mais.”
Atualmente, é CEO e presidente da O.W.N (Oprah Winfrey Network), além de supervisionar a produtora Harpo Productions. O propósito é um fio que conecta os pontos da vida, levando a um terreno mais elevado e à expressão mais plena na vida.
Oprah nos falou sobre o quanto libertador é dizer NÃO. Isso te coloca mais perto do seu propósito e permite que você possa atingir seus sonhos. Escolha quais batalhas valem a pena lutar, quais escolhas você vai fazer na vida. Portanto, ser capaz de permanecer no poder de sua própria intenção e ter isso claro para si mesmo é o que lhe permitirá avançar de uma forma que seja autêntica para você.
A mudança é possível!
“Se você realmente quer fazer a mudança na vida de alguém, você tem que mudar a forma como essa pessoa pensa, a forma como pensa sobre dinheiro e a forma como pensa sobre si mesma.”
Não há trabalho que não seja melhorado pela diversidade, pela justiça e pela inclusão de múltiplas ideias de diferentes tipos de pessoas em diferentes fases de sua vida. Nenhum trabalho em sua vida pessoal, em sua vida empresarial, em qualquer tipo de estratégia que você esteja tentando realizar. Questões de diversidade, equidade e inclusão.
Nos mantermos conectados com esta força divina, respeitando nossa história, cultivando nossa fé e acreditando firmemente em nosso propósito, construiremos uma jornada de muito aprendizado, desafios, sabedoria, mas principalmente de realizações entre o ponto de partida e a linha de chegada.
Toquem os corações das pessoas e realizem a sua jornada.
Lu Carmo
Idealizadora do Encontro do Varejo de Materiais de Construção (VMC) e Fórum Mulheres da Construção.