Emenda 388 e seus desdobramentos

Anamaco ComunicadoEmendaCasaPrópria BLOG ()

Estamos encerrando 2024 com reflexões importantes sobre o varejo de material de construção e muitas expectativas para o novo ciclo que se aproxima. Este ano foi marcado por desafios e esforços contínuos para defender os interesses do nosso setor, como na luta pela Emenda 388, que, apesar de não ter avançado no Senado, segue sendo uma pauta prioritária para a Anamaco.

Nós trabalhamos intensamente para a aprovação da Emenda da Casa Própria visando a desoneração de itens básicos de material de construção na atual Reforma Tributária em discussão. Assim como a nossa, mais de 1000 emendas de diversos setores da sociedade não foram contempladas no texto aprovado pelos senadores. A nossa Emenda agora passa a servir de base para uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), o que exige de nós continuarmos divulgando o quão importante é a desoneração dos produtos básicos para casa própria.

Apagando-se as luzes desta peleja, podemos ver várias conquistas que serão base para nosso próximo empenho: conquistamos a opinião de vários deputados e senadores de que o setor foi prejudicado ao não ser desonerado e abrimos um caminho importante para, até mesmo antes da total aplicação da nova Reforma Tributária daqui a sete anos, podermos lutar por esta desoneração no sistema tributário atual.

Enfim, fizemos aquilo que no período pré-eleitoral desta nova diretoria da Anamaco foi-nos dado como missão: atuar de forma efetiva no Congresso Nacional, visando o bem de nossos lojistas associados. E o melhor: todos nos unimos e cada Acomac e Fecomac veio junto nesta empreitada. Estamos mais estruturados agora para a nova fase que vem, sabendo o que solicitar e com muitos mais aliados para isso.

Nossa Frente Parlamentar de Material de Construção, comandada por nosso deputado federal Capitão Augusto, hoje também vice-presidente do setor da Construção na Frente de Comércio, Serviços e Empreendedorismo, estará na linha de frente deste embate. Reafirmamos nosso compromisso em trabalhar junto a lideranças políticas e empresariais para superar barreiras e buscar avanços em 2025.

Agradeço a todos os associados, parceiros e colaboradores que estiveram conosco ao longo deste ano. Unidos, continuaremos trabalhando por um varejo mais forte, competitivo e inovador.

Cassio Tucunduva
Presidente da Anamaco

Posts Recentes