Em carta, UNECS se posiciona contra o tarifaço dos EUA

Anamaco Palavra do Presidente Tarifaço dos EUA BLOG

Como presidente da Anamaco, considero essencial compartilhar com todos os nossos associados e parceiros a posição que a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), da qual fazemos parte, assumiu recentemente diante do “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos.

Além da Anamaco, a UNECS reúne e representa importantes entidades nacionais como ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), GS1 Brasil, AFRAC (Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços) e CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) — sendo uma voz representativa e articulada do setor, que responde por parcela significativa do PIB brasileiro.
Nesta semana, a UNECS divulgou seu posicionamento sobre a taxação de 50% que os Estados Unidos impuseram sobre alguns produtos brasileiros exportados para aquele país.

Trata-se de uma medida que pode gerar impactos negativos não apenas para os setores exportadores, mas também para toda a economia, atingindo comércio, serviços, empregos e investimentos. Em acordo com a UNECS, considero fundamental preservar um ambiente de negócios aberto, competitivo e estável, buscando soluções por meio do diálogo e da cooperação internacional. Medidas como essa afetam cadeias produtivas, pressionam preços e comprometem a competitividade nacional.

A Anamaco apoia integralmente essa posição e se soma à UNECS na defesa dos interesses do Brasil, com responsabilidade e espírito de cooperação. Avalio, ainda, que este é o momento de intensificar o diálogo com associações e sindicatos internacionais, para que, para além do cunho político, sejam estabelecidas negociações diretas entre os setores envolvidos.

📄 Convido você a ler a íntegra da carta da UNECS e conhecer todos os argumentos apresentados. O documento completo está disponível neste link, clique aqui.

Cassio Tucunduva
Presidente da Anamaco

Posts Recentes

lgpd logo
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.