As “dores” do matcon e o “remédio” para sua cura!

Anamaco Matcon em Ação As dores do Matcon BLOG

✅Vivemos hoje, em nossas lojas, um período de incertezas, muitas variáveis, baixa lucratividade, altos impostos e um mercado em constante mutação.

✅Existem no Brasil hoje cerca de 160 mil lojas, entre ferragens, lojas com materiais de pátio (básico) e Home Centers, bem como lojas especializadas.

✅Como temos um país gigante, sendo o quinto maior do mundo em extensão territorial, apenas atrás da Rússia, Canadá, China, EUA, com diferentes culturas e diferentes modos de consumo, temos um mercado promissor.

✅Apesar de sermos o quinto maior do mundo, temos uma carência muito grande na questão habitacional, ou seja, temos um grande mercado para ser desbravado, por vezes, a população e as habitações não crescem na mesma ordem.

✅Pelo fato de termos um país “continental”, ainda temos lojas com muita informalidade, sem processos, vendendo “fiado”, sem indicadores, trabalhando empiricamente e sem planejamento, o que atrapalha o mercado, pois além de não colocarem o devido “markup”, acabam por estragar o mercado, além de, uma certa parcela, ainda mistura seus ganhos pessoais com os da empresa, como se tudo fosse uma coisa só.

✅Temos visto também, grandes lojas que vendem para pequenos construtores, ou até mesmo para cliente final, na base da “confiança”, para pagarem no final do mês, muitos deles, baseados somente na palavra, sem qualquer meio legal de cobrança como boletos, cartões com créditos antecipados e muitas vezes, sem sequer cobrar fretes para essas pessoas.

✅Esse tipo de prática, de vender para pagar depois, é totalmente inviável sob ponto de vista empresarial, pois, além da inadimplência, perdas e etc., temos enormes custos mensais e atrapalham sobretudo o fluxo de caixa da empresa, pois os funcionários, fornecedores e principalmente o governo, não esperam e a tendência é de tudo virar uma “bola de neve” com insolvência, falta de dinheiro e até a quebradeira da empresa.

✅Precisamos todos, conhecer nosso “modelo de negócio“ se quisermos permanecer no mercado e termos sucesso.

✅Precisamos treinar muito, nos capacitando em todas as áreas, finanças, custos, logísticas, estoques, tributação e principalmente na gestão de pessoas.

✅Precisamos “olhar para frente”, treinarmos nossas equipes, escolher os melhores e descartar os que não compram ideia da empresa ou que não sigam seus posicionamentos.

✅Temos visto hoje em dia, muitas pessoas, ideólogos com ideias contrárias às empresas, como se o empregador fosse o bandido, malfeitor que massacra sua mão de obra em face a riqueza acima de qualquer coisa e pessoas como essas não devem ser contratadas, pois logo ali adiante, teremos um problema como justiças trabalhistas, além de incomodações de toda ordem.

✅Na verdade é justamente o contrário, ou seja, as pessoas cada vez mais, têm tido oportunidades de crescimento nas empresas, além de vantagens corporativas, respeito a pessoa em si, mas mesmo assim, muitas vezes se acham injustiçadas e são contra o empregador, ao invés de serem um partícipe que cresça junto com a empresa, podendo perceber mensalmente muito mais, além de poder ter, quem sabe, participação no resultado.

✅Nós como gestores, temos que ter alguns indicadores importantes na empresa, se quisermos continuar no mercado, tais como fluxo de caixa, DRE, gestão de estoques e principalmente a gestão de pessoas que fará com que toda essa “engrenagem” funcione adequadamente para o resultado do negócio.

✅Apesar de termos tantas variáveis no nosso modelo de negócio, o matcon, ainda temos que ter a especial atenção às questões tributárias, pois nosso maior “sócio” é o governo que nada produz, mas que recebe cerca de 30% de tudo que produzimos.

✅Como fazer então, para continuarmos em um mercado tão competitivo, com altos impostos e concorrência, muitas vezes desleal, com vendas diretas da indústria para o consumidor final, causando um “desequilíbrio” na ordem do negócio e nas receitas dos lojistas?

✅A resposta é simples, ou seja, precisamos cada vez mais, estarmos unidos em uma mesma causa, fortalecendo nossas Acomacs, Fecomacs e a própria Anamaco: fomentando nosso setor, realizando e principalmente treinando boas práticas para melhorarmos nossas lojas.

✅Por fim, não seja um concorrente e sim um colega para ajudar todos a “ganharem” dinheiro juntos, ao invés de ficarem torrando preços e estragando o próprio mercado.

Jaime Silvano.
Conselheiro Anamaco
Diretor Visual Materiais de Construção.

Posts Recentes

lgpd logo
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.