Em uma noite memorável, o presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), Leonardo Miguel Severini tomou posse como presidente da UNECS. Na mesma cerimônia, a Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS) reconduziu o deputado Domingos Sávio (PL/MG) e o senador Efraim Filho (União/PB) aos cargos de presidentes pela Câmara e pelo Senado, respectivamente. O evento, que contou com a presença de 300 pessoas e a participação de diversas autoridades políticas, ocorreu em 12 de março de 2025.
O Sistema Anamaco participou da cerimônia de posse representado pelo diretor-geral Julio João Pereira, Siomara Damasceno, presidente da Acomac DF, Carlos Aguiar, vice-presidente, e Fernando Luiz Venturi, executivo.
A Anamaco está entre as oito entidades que compõem a UNECS, cujo objetivo é atuar de maneira incisiva, colaborando diretamente com os empresários e seus colaboradores, além de fortalecer todos aqueles que desejam empreender no Brasil. “A UNECS busca consolidar-se como uma grande força de apoio a deputados e senadores, influenciando na criação e aprovação de leis que promovam boas práticas e favoreçam o desenvolvimento empresarial”, destaca Cassio Tucunduva, presidente da Anamaco.
Posse da UNECS e FCS contou com autoridades e representantes do setor
A cerimônia de posse contou com a presença de representantes do Executivo, como o ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, além de cerca de 30 parlamentares, entre deputados e senadores, e representantes das entidades vinculadas à UNECS.
A UNECS reúne as principais associações do segmento, que representa 60% do PIB nacional e gera mais de 30 milhões de empregos. É composta pela união de oito importantes entidades do Brasil: ABAS, ABRAS, ABRASEL, AFRAC, CACB, CNDL, GS1 e a ANAMACO.
Compromisso com o pequeno e médio varejo
Em seu discurso, Leonardo Severini ressaltou a responsabilidade de liderar uma entidade que representa organizações capilares e com representatividade em todos os municípios do Brasil. “O grande desafio que temos pela frente é estabelecer uma ordem de valor para o pequeno e médio varejo, garantindo uma equidade regulatória e tributária, de modo que todos tenham condições de empreender. Hoje, as famílias têm cidadãos empreendedores do Brasil. Nosso trabalho é favorecer essas oportunidades e fortalecer o nosso setor”, afirmou.
Severini também destacou que a UNECS concentrará esforços no apoio a pequenas e médias empresas de todas as áreas abrangidas pela entidade, incluindo o setor de Material de Construção. “Que esta seja uma gestão marcada pela união, pela transformação e pela construção de um legado de impacto positivo para o comércio e os serviços no Brasil”, enfatizou.
O novo presidente reforçou a importância do diálogo entre a UNECS e os parlamentares em prol de uma agenda que melhore a vida de trabalhadores e empregadores. “Não haverá solução que não seja fruto de um diálogo aberto, de um trabalho em parceria e de uma visão compartilhada”, pontuou.
FCS e o compromisso com a desburocratização
Pela FCS, o senador Efraim Filho destacou o papel da Frente Parlamentar, em parceria com a UNECS, para desburocratizar os processos no Brasil. “Queremos concorrência leal e justa. Precisamos acabar com os mecanismos de sonegação que, muitas vezes, deterioram o mercado de trabalho. A FCS tem absolutamente essa missão”, declarou.
Já o deputado Domingos Sávio reforçou a importância de valorizar os empreendedores brasileiros. “Quem trabalha para gerar emprego e sustentar o desenvolvimento desse país, tem que ser valorizado e respeitado. É isso que a FCS fará no dia a dia”, afirmou. Ele também destacou que a recondução da diretoria inclui a ampliação de parcerias com outros deputados, deputadas e senadores. “Estaremos juntos com o setor produtivo, defendendo os interesses do Brasil”, disse.