Anamaco se reúne com lideranças no II Encontro da Governança Setorial – Casa e Construção

blog

O Sebrae Nacional realizou, em Brasília, o II Encontro da Governança Setorial – Casa e Construção, reunindo representantes das principais entidades ligadas à cadeia produtiva do setor. O objetivo central do encontro foi intensificar a articulação entre os atores envolvidos e estruturar um plano de ação conjunto que promova o desenvolvimento das micro e pequenas empresas da construção civil. Com participação ativa da Anamaco, o evento fortalece o compromisso com a qualificação profissional, a inovação e a sustentabilidade no setor.

Durante o encontro, a Anamaco teve papel de destaque, colaborando ativamente com sugestões e reflexões que contribuíram para as diretrizes da governança. “Tivemos um papel muito relevante tanto nas pautas como na discussão das propostas, onde a Anamaco se destacou pela importância que o próprio Sebrae está dando para o varejo de material de construção no país”, avaliou o diretor-geral da entidade, Julio João Pereira. “Colocamos diversos pontos de vista, observações e sugestões para o desenvolvimento desse grupo de trabalho que se tornou uma governança. É um grupo que deve trabalhar regularmente em torno de proposições para o setor da casa e construção do país. Saímos muito satisfeitos com os resultados e com o engajamento das entidades participantes.”

Eixos estratégicos da Governança Setorial Casa e Construção priorizam qualificação e inovação

As discussões foram guiadas pelos eixos de transformação apresentados nos slides do encontro, como sustentabilidade, qualificação profissional, eficiência produtiva, inovação e integração setorial. O grupo também destacou a necessidade de desenvolver ações voltadas à valorização profissional, acesso a crédito e modernização de processos.
“Foi consenso que as iniciativas de governança deveriam começar pelos aspectos de qualificação profissional, tanto da mão de obra nas empresas quanto das próprias lideranças empresariais”, afirmou Carlinho dos Santos, gestor nacional do setor de construção do Sebrae. Ele reforçou ainda a importância de investir em produtos e serviços de alto valor agregado e no fortalecimento do comportamento empreendedor como pilares para um setor mais competitivo e sustentável.

A importância da governança colaborativa

A proposta da governança é promover um modelo integrado de atuação que fortaleça toda a cadeia produtiva, da indústria ao varejo, incluindo prestadores de serviço. Essa estrutura será composta por comitês temáticos voltados a áreas como sustentabilidade, qualificação, inovação e acesso a mercados.

“A governança setorial é importante porque proporciona um ambiente colaborativo onde as entidades podem unir esforços para enfrentar desafios comuns, melhorar a qualificação profissional e promover produtos e serviços”, destacou Fábio Krieger, coordenador do grupo de trabalho e gerente de Competitividade Setorial do Sebrae. Ele também reforçou o papel central da Anamaco na iniciativa: “O setor varejista de material de construção está na linha de frente com o consumidor final. Os insumos trazidos pela Anamaco enriquecem o grupo ao oferecer a perspectiva do que o mercado realmente precisa. Isso ajuda a indústria a produzir soluções mais alinhadas à realidade e o varejo a proporcionar uma experiência melhor ao cliente.”

Próximos passos

A partir das dinâmicas do encontro, foi iniciada a estruturação de um plano de ação com metas, prazos e responsáveis definidos. Um dos primeiros desdobramentos será o desenvolvimento de programas de qualificação profissional e de gestão, com projetos-piloto e parcerias estratégicas regionais.

A Anamaco segue comprometida com o fortalecimento do setor e com o desenvolvimento das micro e pequenas empresas da construção civil, especialmente no varejo de material de construção, contribuindo com propostas, diálogo e articulação junto a entidades e parceiros institucionais.

Posts Recentes

lgpd logo
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.