Durante a programação da FEICON 2025, o Sistema Anamaco promoveu sua tradicional Assembleia Geral, reunindo representantes das Fecomacs e Acomacs de todas as regiões do Brasil. Realizado no dia 9 de abril, o encontro institucional foi um momento essencial para troca de ideias, prestação de contas, alinhamento de estratégias e, principalmente, para decisões que moldam o futuro do varejo de material de construção.
Entre os principais temas debatidos estiveram ações políticas voltadas à desoneração tributária, novos convênios estratégicos e iniciativas para o fortalecimento do setor em todo o país.
“A Assembleia é um espaço fundamental para o alinhamento de estratégias do nosso sistema. Aqui debatemos tudo aquilo que vem sendo feito pela Anamaco e que impacta diretamente o setor. Um exemplo disso é a nossa atual luta pela aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê a desoneração de itens de material de construção, entre outras pautas relevantes”, explicou Cássio Tucunduva, presidente da Anamaco.
Pautas que impactam o futuro do setor
A Assembleia tratou de temas que vão além da gestão interna e que refletem diretamente no desenvolvimento do setor. As discussões passaram pela defesa de políticas públicas, estruturação de parcerias e pela criação de iniciativas com potencial para preparar o varejo da construção civil para os desafios e oportunidades dos próximos anos.
PEC da Desoneração – Emenda 388
Um dos principais temas debatidos foi a Emenda 388, conhecida como PEC da Desoneração. Cássio Tucunduva apresentou aos participantes os caminhos e esforços necessários para sua criação, destacando o apoio técnico de especialistas e o engajamento do setor.
“Quero agradecer à grande maioria das Acomacs e lojistas do Brasil que apoiaram essa iniciativa. Esse respaldo demonstra a credibilidade da diretoria da Anamaco e fortalece ainda mais o nosso compromisso com os interesses do setor e dos nossos associados”, destacou o presidente.
Novos convênios: PagBank e DM
Foram também apresentados os novos convênios firmados pela Anamaco, com foco no fortalecimento das Acomacs e no aumento da competitividade dos lojistas.
“O convênio com o PagBank foi um divisor de águas. Tivemos um salto expressivo no número de associados participantes, passando de 30 para 580, e o faturamento da empresa cresceu significativamente. Isso gera retorno direto para as Acomacs”, explicou o presidente.
O diretor-geral da Anamaco, Júlio Pereira, falou sobre a retomada do convênio com a DM, que agora passa por uma reformulação para oferecer ainda mais benefícios. Ele também destacou o convênio com a Citel, empresa provedora de softwares de gestão para pequenas e médias lojas do setor.
Novo estatuto em construção
Adriano Montanari, coordenador da Comissão do Estatuto da Anamaco, compartilhou o trabalho em andamento para modernizar e simplificar o estatuto da entidade.
“Estamos atualizando o documento para torná-lo mais acessível e funcional, promovendo uma integração mais eficiente entre Acomacs, Fecomacs e Anamaco”, afirmou Montanari.
Comitês Permanentes: um novo braço estratégico do sistema
Outro destaque da Assembleia foi a apresentação dos Comitês Permanentes da Anamaco, criados com o objetivo de fomentar ideias, estruturar ações contínuas e contribuir com a evolução institucional da entidade. Já foram formados sete comitês e outros três estão em fase de estruturação:
Comitês já formados:
- Educação Corporativa
- FEICON e Prêmio Anamaco
- Política e Relações Institucionais
- Gestão de Dados e Pesquisa
- Feiras, Eventos e Convenções
- Políticas e Programas Setoriais de Qualidade (PSQ)Novos Produtos e Serviços
Comitês em formação:
- Comunicação e LGPD
- Gestão Financeira, Crédito e Cooperativa
- Expansão
Jaime Silvano, presidente do Comitê de Educação Corporativa, destacou a busca por soluções criativas para geração de receita, ressaltando que o trabalho do comitê tem foco em unir o setor por meio da capacitação.
“Acreditamos que, mesmo com novas lideranças no futuro, o trabalho continuará com foco em ações que beneficiem a todos. A educação corporativa é uma ferramenta essencial para fortalecer nosso sistema”, reforçou Silvano.
Prestação de contas e transparência
Paulo Gonzaga apresentou a prestação de contas da Anamaco, destacando a importância da responsabilidade financeira.
Gonzaga também destacou a projeção de novos investimentos e o esforço da Anamaco em apoiar a participação das Acomacs nas atividades da FEICON, como a própria Assembleia Geral.
Lançamento da Pesquisa Consumer
Kátia Ratnieks, coordenadora do Instituto de Pesquisas Anamaco, ressaltou o lançamento da nova Pesquisa Consumer, que complementa a tradicional pesquisa Anamaco, realizada há 34 anos.
“A Consumer tem foco no consumidor final. Serão 2 mil entrevistas em 14 capitais e duas cidades do interior. A proposta é entender as dores, comportamentos e necessidades do consumidor, gerando insights valiosos não só para a Anamaco, mas para todo o Sistema. E ainda se torna uma nova fonte de receita para a entidade”, explicou.