A Câmara Brasileira de Material de Construção (CBMC) é um órgão consultivo da Presidência da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Formada por líderes que representam o setor de material de construção, a Câmara tem como missão oferecer estudos e sugestões que orientem estratégias e ações políticas na defesa das categorias econômicas desse segmento essencial para a economia nacional.
A Anamaco é parceira direta desse trabalho, levando as demandas das Acomacs e lojistas de todo o país para o espaço de discussão da CBMC, garantindo representatividade e força institucional na construção de propostas que impactam todo o setor.
Câmara Brasileira de Material de Construção: unindo demandas de todo o Brasil
Para aprofundar essa discussão, a Anamaco entrevistou José Wenceslau de Souza Junior, atual coordenador da Câmara Brasileira de Material de Construção da CNC. Wenceslau tem uma trajetória sólida no setor: foi fundador e presidente da Acomac MT, por dois mandatos, assumiu a presidência do Sindcomac MT e também ocupou cargos de destaque em outras entidades ligadas ao segmento. Atualmente, é presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac MT.
Segundo o coordenador da CBMC, José Wenceslau de Souza Junior, a atuação da Câmara é essencial para integrar as diferentes necessidades regionais. “A Câmara Brasileira de Material de Construção junto com a CNC tem um papel muito relevante na defesa dos interesses do setor de material de construção, oferecendo estrutura de logística e estrutura tributária. Ali a gente ouve as particularidades de cada região do Brasil e, em nossas reuniões, juntamos todas essas ideias em um único documento que, com o apoio da CNC, defendemos ou pedimos benefícios para o nosso setor.”
O coordenador reforça que a CNC tem participado ativamente das discussões da reforma tributária, oferecendo suporte jurídico e articulação política em um dos momentos mais importantes da economia nacional. “A CNC tem participado ativamente de todas as demandas da reforma tributária. Com todo o apoio político e a credibilidade que a CNC tem dentro do Senado e do Congresso Federal, tem defendido o nosso setor para que não seja tão impactado com impostos”, afirma.
A parceria entre a CNC e a Anamaco fortalece o setor
A integração entre CNC e Anamaco tem sido estratégica para dar voz aos lojistas de material de construção no Congresso Nacional. “A CNC, através da Câmara Brasileira de Material de Construção, tem contribuído muito para todos nós, lojistas, nessa união com os parlamentares, tanto deputados quanto senadores e o próprio governo, levando as demandas do nosso setor e unificando as necessidades do Brasil inteiro.”
Entre os pleitos discutidos, Wenceslau destaca a volta do cartão ConstruCard, apontado como prioridade nas reuniões. “Uma das demandas que nós temos em todas as reuniões é a volta do cartão ConstruCard. É um desejo de todos os lojistas do Brasil, pois oferece praticidade ao consumidor e incentiva as vendas dentro das lojas de material de construção”, destaca.
O coordenador ressalta o fortalecimento da parceria direta entre a Anamaco e a CBMC. “Desde que cheguei à coordenação, tenho feito essa proximidade da CNC com a nossa Anamaco. Hoje, o presidente Cássio e o superintendente Júlio estão sempre presentes nas nossas reuniões, levando as demandas da Anamaco para a CNC, com apoio institucional que faz chegar diretamente ao Congresso e ao Senado Federal.”
O protagonismo feminino no setor de material de construção
Além das pautas institucionais, Wenceslau chama atenção para a transformação no perfil do consumidor e para o papel cada vez mais decisivo das mulheres: “Hoje é determinante o poder de compra ou a decisão de compra das mulheres. Elas são um grande diferencial dentro das nossas lojas. Orientamos nossas equipes para que, quando o homem vem comprar sozinho, sempre consultem a opinião da mulher, porque 90% das compras não se concretizam sem o aval dela.”
O coordenador da CBMC também reforça a necessidade de adaptar o ambiente de vendas a esse novo perfil. “Temos que mudar o conceito das lojas de material de construção. Ambientes bonitos, iluminados e limpos atraem esse consumidor. Também criamos ações diferenciadas, como aulas de pintura para mulheres e treinamentos sobre cuidados com porcelanatos. Essa é a forma de preparar o setor para o futuro”, ressalta.
A parceria entre a Câmara Brasileira de Material de Construção da CNC e a Anamaco mostra-se cada vez mais relevante para a defesa do setor. Ao reunir as demandas regionais, fortalecer a interlocução com o Congresso Nacional e valorizar o papel do consumidor, especialmente das mulheres, a CBMC atua como um canal estratégico de diálogo e construção de soluções que impulsionam o varejo da construção em todo o país.