Segundo análise do Instituto de Pesquisas Anamaco, o avanço deve ser menor que no ano passado. O Termômetro do Varejo da Construção Civil indica que o final de ano foi de crescimento para o matcon.
Segundo estudo da FGVcev (Centro de Excelência do Varejo), divulgado pela FGV EAESP, a estimativa é que, em 2024, as vendas tenham crescido cerca de 4,9% no comércio de material de construção. Esse crescimento foi impulsionado, entre outros fatores, por um aumento na renda, desemprego em queda e disponibilidade de crédito.
Já o ano de 2025 deve ser mais desafiador, com cenários que envolvem juros mais altos, maior custo do crédito, maior pressão inflacionária, com possíveis impactos nos níveis de endividamento e inadimplência. É o que analisa a consultora do Instituto de Pesquisas da Anamaco, Katia Ratnieks. “Ainda assim, projeções do estudo da FGVcev (Centro de Excelência do Varejo), divulgado pela FGV EAESP, apontam para um crescimento de 2,5% em 2025, do varejo de material de construção”, aponta.
Ano de 2024 terminou em alta
O Termômetro do Varejo da Construção Civil, realizado pelo Instituto de Pesquisa Anamaco em parceria com a Juntos Somos Mais, traz dados importantes sobre o desempenho do setor. O Business Tracking Anamaco realizado de 6 a 10 de janeiro de 2025 janeiro referente a dezembro, apontam percepção de aumento vendas geral no setor de material de construção no Brasil de 47% para 51%, com destaques para Sudeste (de 44% para 50%), Norte (de 48% para 52%) e expressivamente o Nordeste de 51% para 61%, em comparação com o mês anterior.
Desempenho regional: avanço nas vendas de material de construção
Em NOVEMBRO de 2024, o percentual de lojas que perceberam crescimento nas vendas manteve-se estável em relação a outubro. No entanto, ao analisar as regiões, observa-se que a maioria das lojas registrou aumento nas vendas:
Em DEZEMBRO de 2024 em comparação com novembro, o Nordeste apresentou o maior saldo nas vendas (crescimento menor retração) e o Sul o menor.
Na comparação com novembro de 2023, todas as regiões apresentaram crescimento expressivo, com destaque para o Norte, que registrou uma variação de 37% em relação ao mês anterior, quando o crescimento havia sido de 30%.
Lojas com mais de 50 funcionários se destacaram
O Business Tracking Anamaco referente a dezembro de 2024, indicou que predomina entre as lojas varejistas de material de construção, a percepção de que os resultados de 2024 foram melhores do que os de 2023. Lojas de todos os portes apresentaram resultados positivos na comparação com o ano anterior, com destaque para as lojas com 50 funcionários ou mais.
Lojas de diferentes perfis apresentaram resultados melhores do que em 2023. As lojas mais focadas em materiais hidráulicos possuem um percentual maior de lojas que tiveram resultados próximos de 2023 na comparação com outros perfis de lojas.
A maior parte das lojas que apresentaram resultados melhores em 2024 do que 2023, afirmam que ações realizadas pelas lojas impulsionaram as vendas. Uma parcela expressiva comenta que o desempenho da economia também favoreceu o desempenho.
O estudo completo do Instituto Anamaco, em parceria com a Juntos Somos Mais, traz uma análise aprofundada de diversos indicadores, como Sell-In, taxas de desemprego e endividamento das famílias, entre outros. Para acessar o material e entender melhor as tendências do setor, faça o download no site da Anamaco [clicando aqui].
Business Tracking: transformando perguntas em análises estratégicas
O Business Tracking é uma ferramenta estratégica que atua por meio de perguntas inseridas no tracking (termo que designa o trabalho de campo responsável por gerar o “termômetro” de tendências e insights). Essas perguntas podem ser utilizadas para captar assuntos relevantes e temas atuais, servindo como base para publicações ou para atender demandas específicas de clientes que adquirem e personalizam pesquisas conforme suas necessidades. O conceito de bustracking deriva da palavra bus (ônibus, em inglês), simbolizando a ideia de “transportar” informações valiosas e em movimento, sempre alinhadas com as dinâmicas do mercado.
Empresas que desejam obter respostas estratégicas para perguntas específicas ou aprofundar-se em temas relevantes para seus negócios podem entrar em contato com Katia Ratnieks, Consultora do Instituto de Pesquisas da Anamaco, pelo e-mail: dir.institutopesquisas@anamaco.com.br
O Instituto de Pesquisas da Anamaco está à disposição para auxiliar sua empresa a tomar decisões embasadas em dados precisos e insights atualizados. Não perca a oportunidade de transformar informações em ações estratégicas!