Live do Talks Anamaco apresenta tema inédito sobre a importância da pesquisa de mercado

bbe bdbbcbcc~mv png

Como tomar decisões estratégicas sem ter informações que possam nos direcionar? Do ponto de visto da indústria, como fazer com que o seu produto chegue a todos os cantos desse país, nas 140 mil lojas de varejo de material de construção? Qual o perfil de cada loja? Qual o tamanho? Onde elas estão? Como acessá-las? Que tipo de negócio pode-se propor para cada tipo de loja ou para cada tipo de região? Qual a importância das pesquisas de satisfação do cliente para o varejo? Você entende de pesquisa, de logística de canal de distribuição? Reconhece a importância da pesquisa? Sabe como contratar?


Estes e muitos questionamentos farão parte da live inédita sobre o universo das pesquisas, intitulada: “Informações de mercado como base para decisões estratégicas”. O webinar, mediado pelo superintendente da Anamaco Waldir Abreu, acontecerá nesta quinta-feira (12/11) às 19h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pelo canal oficial da entidade no YouTube. Para debater este tema tão relevante e repleto de detalhes minuciosos e, por vezes complexo, a direção da Anamaco convidou três profissionais que irão contribuir para aprimorar e fomentar as discussões sobre o universo da pesquisa. São eles:


Katia Ratnieks, consultora do Instituto de Pesquisas Anamaco. É graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduada em cinema pela Latin American Film Institute/Max Plack. Possui mais de 30 anos de experiência em pesquisa de mercado e análise de informações estratégicas para as empresas. Iniciou sua carreira na Unilever em 1985, onde trabalhou na área de inteligência de mercado (higiene pessoal e limpeza). Exerceu o cargo de Diretora de Atendimento no IBOPE Inteligência por 10 anos. Atualmente é empresária de pesquisa, com sua própria empresa e Consultora do Instituto de Pesquisas de Mercado da Anamaco, desde 2012, acumulando vivência com o setor de Matcon.


Filipe Mesquita, analista de Inteligência Competitiva Tigre. Atua no mercado há oito anos, sendo sete anos no mercado de materiais de construção e da construção civil. Com formação em Administração, Marketing e Design, tem atuado para entender clientes e mercados e ainda propor soluções inteligentes e criativas de produtos, serviços e negócios.

Andréa Nercolini Koppe, Coordenadora de Marketing Estratégico da Votoratim Cimentos. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, especializada em Finanças pelo IBMEC e certificada pela Universidade Northwestern Kellogg no programa executivo de Marketing Estratégico B2B. Mais de 13 anos de experiência em empresas como ExxonMobil, Raízen, ALL – América Latina Logística (atual Rumo) e Votorantim Cimentos, com atuação nas áreas de Finanças, Inteligência de Mercado e Marketing. Ponto focal de diversos trabalhos em que o uso de pesquisas de mercado foi fundamental, sendo os mais recentes, a Estratégia do Varejo de 2020 e de 2021 na Votorantim Cimentos.


Mercado de pesquisas

O superintendente da Anamaco, economista de formação, tem acompanhado de perto, ao lado de Katia, toda a evolução e importância do Instituto de Pesquisas Anamaco. Reforça o quanto tem sido importante o papel da pesquisa no mercado em geral, sobretudo no universo de material de construção, cujo protagonismo é compartilhado pelas indústrias e pelos proprietários de lojas de Matcon. “A pesquisa pode identificar o perfil do seu cliente e dos seus prospets. Como eles se comportam, que tipo de gestão fazem, se estão informatizados ou não, o tempo de vida de uma loja, bem como a sua maturidade para expandir”, explica a consultora.


Para Katia, o encontro virtual trará à tona a importância das informações de mercado – leia-se pesquisa – como base para decisões estratégicas das empresas, haja vista que em um cenário cada vez mais competitivo, muitas vezes com restrições orçamentárias, minimizar riscos é primordial para o sucesso de uma empresa. “Uma das ferramentas mais importantes são as informações de mercado, geradas por diversas fontes internas e externas. Quando, onde e o porquê usar pesquisas de mercado para tomadas de decisões? Tema atípico num ano tão relevante como 2020 que trouxe tantas mudanças e certamente terão impacto no futuro”, analisa a consultora.


O clima de alegria e satisfação em participar do evento é reforçado por Filipe. “Fico entusiasmado de poder compartilhar um pouco do nosso trabalho e conversar com a Katia e demais participantes sobre o que amamos fazer. Será sempre um grande prazer vivenciar este momento com todos que farão parte deste encontro virtual”. E Andréa complementa: “é uma honra poder participar deste Live da Anamaco e compartilhar com todos os benefícios do bom uso das pesquisas”.



Webinar: Informações de mercado como base para decisões estratégicas

Realização: Talks Anamaco

Mediador: Waldir Abreu

Data: 12/11

Horário: 19h (horário de Brasília)

Patrocínio: PADO

Apoio: Mercedes-Benz, Feicon Batimat e Conecta Obras

Exibição: Canal oficial da Anamaco no YouTube

Andréa Nercolini Koppe, Coordenadora de Marketing Estratégico da Votorantim Cimentos.



Katia Ratnieks, Consultora do Instituto de Pesquisas Anamaco.


Filipe Mesquita, Analista de Inteligência Competitiva Tigre.   


Posts Recentes