As pesquisas apresentadas, incluindo os dados mensais do Termômetro Anamaco, elaborado pelo Instituto de Pesquisas Anamaco em parceria com a FGV/IBRE, têm sinalizado a realidade dos fatos durante a pandemia de Covid-19. O mercado de varejo de material de construção, a partir de maio último, começou a reagir e, desde então, tem aumentado o volume de vendas. Algo positivo diante de um cenário difícil para outros segmentos que não foram considerados via decretos estaduais e federal como serviço essencial durante este período complexo que temos vivido. Mas aí entre a questão da capacidade da indústria em atender ao mercado de “matcon”.
Para trazer à tona todas estas discussões pertinentes a este universo, o Cenários Matcon Anamaco, mediado por Átila Lira, irá apresentar nesta segunda (14) às 19h pelo canal oficial da entidade no YouTube, a live “Como gerir a alta demanda na retomada econômica”. E para discutir sobre este cenário pujante, a direção da Anamaco convidou profissionais experientes e com alto domínio do tema. Thagore Oliveira, CEO da Rofe Distribuidora, Nathan Bampi, diretor comercial da PADO e Guilherme Pequeno, diretor comercial da Gomes de Matos Consultores Associados – GMCA, compõem o time debatedores.
Segundo o diretor comercial da PADO, fundada em 1936 e líder nacional em cadeados de latão e fechaduras, a gestão da demanda nesta retomada econômica tem gerado diversos problemas de abastecimento no mercado, motivo pelo o qual as fábricas precisam ser muito assertivas nesta distribuição. O executivo ressalta que empresa atende os 27 estados do país e mais de 5 mil municípios de forma direta e indireta (por meio dos atacados).
Revela que a PADO, cujo parque fabril está instalado em Cambé, norte do Paraná, não tem feito programação desde a pós-pandemia e registra em torno de 6 mil pedidos/mês. Ainda assim, no último quadrimestre a empresa registrou volume de vendas com aumento entre 40% e 50%, se comparado a igual período do ano passado. Ao não adotar uma programação de vendas, o executivo garante que tem sido possível atender a todos os clientes. Os maiores que compravam milhões são atendidos de forma parcial. Assim, o abastecimento às lojas de varejo de material de construção tem sido pulverizado e ninguém deixa de receber os produtos da empresa.
“Não deixamos ninguém em ruptura ou com falta dos produtos da PADO. Levamos esta questão muito à sério diariamente. Trabalho feito em conjunto com o comercial, com a equipe de vendas, com a produção e até com o envolvimento da própria presidência. Este tem sido um dos nossos valores: preservar os estoques dos nossos clientes, mesmo diante de um cenário reprimido. O poder de reação da industrial brasileira é um grande diferencial. Ela é ágil e tem conseguido trazer estabilidade ao mercado. Os reajustes de preços têm sido necessários em razão das altas dos insumos”, explica Nathan.
O economista e empresário Thagore, igualmente expõe que a pandemia agilizou mudanças comportamentais na valorização dos lares, acelerando ações de reformas em geral, além de obras emergenciais que aqueceram o mercado da construção. Entende, mais do que nunca, a necessidade de reforçar o compromisso em ser a extensão dos clientes. O grande desafio da maranhense Rofe Distribuidora tem sido manter o estoque abastecido. Optaram por adotar um novo planejamento e revisado quase diariamente.
“Em consequência das mudanças de mercado adotamos uma estratégia de distribuição pulverizada, que nos ajudam a estar sempre presentes e próximos aos nossos clientes. Participar da live promovida pela Anamaco nos permite compartilhar e absorver insigths deste cenário atípico. Com certeza este webinar será enriquecedor”, diz em tom de comemoração.
Com quase 25 anos de mercado, a GMCA, na live representada por Guilherme Pequeno, é atualmente a maior consultoria do norte e nordeste e também dará a sua contribuição à live desta segunda. Premiada por quatro vezes consecutivas como uma das melhores empresas no segmento de serviços do Ceará, a empresa foi fundada pelo empresário Eduardo Gomes de Matos, economista, mentor da Endeavor. Desde então, tem se destacado no mercado pela excelência na formação de consultores e na prestação de serviços de qualidade para grandes corporações em formato totalmente personalizado.
Atualmente conta com uma equipe composta por cerca de 40 consultores especialistas e com atuação em nove estados do Brasil. Com o objetivo de desenvolver pessoas, organizações e a sociedade, a consultoria tem trabalhado constantemente para potencializar o poder da paixão, emoção, respeito e amor às pessoas e às organizações. Sua razão de existir tem como pontos-chaves a paixão versus o crescimento.
Webinar: Como gerir a alta demanda na retomada econômica
Realização: Cenários Matcon Anamaco
Mediador: Átila Lira
Data: 14/09
Horário: 19h
Patrocínio: Tigre e PADO
Apoio: Mercedes-Benz, Feicon Batimat e Conecta Obras
Exibição: Canal oficial da Anamaco no YouTube
Links de acesso: https://bit.ly/live-anamaco-14-09
Nathan Bampi é responsável pelo comercial, inteligência de mercado e marketing da PADO.
Guilherme Pequeno é administrador, consultor e sócio da Gomes de Matos Consultores Associados.
Thagore Oliveira é CEO da Rofe Distribuidora, considerada a 13ª maior atacadista de material de construção do Brasil.