Cenários Matcon destaca o universo da Comunicação no mundo VUCA

bbe acefdabbcfaa~mv jpg

O termo “vuca” pode não ser ainda muito familiar para a maioria das pessoas, embora tenha surgido em ambiente militar na década de 1990, mas caiu como uma luva para o cenário atual, em razão da pandemia de Covid-19. Descreve quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. A “Comunicação no Mundo Vuca” será o tema da live do Cenários Matcon Anamaco desta segunda-feira (31) às 19h pelo canal do YouTube da entidade.


Mediado por Átila Lira, diretor de Comunicação da Anamaco, e com as presenças de Geraldo Defalco e de Waldir Abreu, respectivamente, superintendente e presidente da entidade, o encontro virtual terá como debatedores a jornalista Beth Bridi, Diretora de Redação da Grau 10 Editora (Revista Anamaco), Renato Rocha, Diretor Comercial América do Sul da BASF/Suvinil e Marcos Reis, Gerente Geral de Operações da São Jorge Shopping da Construção (GO).


“O tema desta live não poderia ser mais oportuno. A pandemia do Coronavírus trouxe ainda mais incertezas e volatilidades ao mercado, que já enfrentava vários desafios, especialmente na forma de se comunicar com o consumidor. Estamos na era dos dados, que impacta diretamente sobre as áreas de comunicação. O novo mundo digital, hiperconectado, potencializado pela pandemia, amplia o papel dos gestores de comunicação e a imprensa ganha ainda mais importância”, expõe Bridi, jornalista que registra décadas de experiência com o universo editorial do varejo de material de construção.


Há 35 anos no mercado de material de construção – igualmente irá abrilhantar este importante encontro virtual – Marcos Reis atuou no primeiro home center do Brasil, o Uemura Home Center, como diretor de Vendas e Marketing, também no Center Castilho, no então Conibra e na Dicico como diretor Comercial. Especializou-se em gestão de empresas no segmento de material de construção. “Participar na live a convite da Anamaco é um prazer e uma honra, pois acompanho a entidade desde a sua criação, quando ainda tínhamos em São Paulo a Aremasp. O trabalho desenvolvido pela Anamaco, ao longo destas décadas, elevou o nível do segmento em todos os ambientes: público, político, industrial, comercial e profissional”, elogia o executivo.


A experiência profissional de outro participante da live, Renato Rocha, igualmente reforça o quanto este encontro será produtivo e trará à tona discussões relevantes. Formado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e com MBA em Gestão de Pessoas pela FDC e em Gestão Estratégica de Mercado pela FGV/RJ, o executivo construiu uma sólida carreira na BASF. Iniciou na área de Trade Marketing, ascendendo como Consultor de Vendas Revenda, Consultor de Vendas Home Center, Gerência de Vendas Revenda São Paulo, Gerência de Vendas Distribuição – SP, Sul e Centro-Oeste Brasil; e Gerência Comercial Sênior – SP e Centro-Oeste e Triângulo Mineiro. Em 2018 foi promovido ao cargo de Diretor Comercial.


Não perca mais esta oportunidade para se inteirar, compartilhar boas práticas e se conectar ao setor de varejo de material de construção.


Webinar: Comunicação no Mundo Vuca

Realização: Cenários Matcon Anamaco

Data: 31/08

Horário: 19h

Patrocínio: Tigre

Apoio: Mercedes-Benz, Feicon Batimat e Conecta Obras

Exibição: Canal oficial da Anamaco no YouTube



Beth Bridi – Diretora de Redação da Grau 10 Editora


Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com especialização em Revistas Segmentadas e em Planejamento Estratégico para Mídias Sociais e Pós Graduação em Gestão de Varejo.



Marcos Reis – Gerente Geral de Operações na São Jorge Shopping da Construção


Há 35 anos no mercado de material de construção, atuou no primeiro home center do Brasil, o Uemura Home Center, como Diretor de Vendas e Marketing, no Center Castilho, na Conibra e na Dicico como Diretor Comercial. É especializado em Gestão de Empresas no segmento de material de construção. Atualmente é Gerente Geral de Operações na São Jorge Shopping da Construção, uma das empresas mais tradicionais do Estado de Goiás com loja também no Distrito Federal.



Renato Rocha, Diretor de Vendas da América do Sul – BASF/Suvinil.


Formado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, com MBA em Gestão de Pessoas pela FDC e em Gestão Estratégica de Mercado pela FGV/RJ, Renato Rocha construiu em 20 anos uma carreira sólida na BASF. Iniciou na área de Trade Marketing, ascendendo como Consultor de Vendas Revenda, Consultor de Vendas Home Center, Gerência de Vendas Revenda São Paulo, Gerência de Vendas Distribuição – SP, Sul e Centro-Oeste Brasil; e Gerência Comercial Sênior – SP e Centro-Oeste e Triângulo Mineiro. Em 2018 foi promovido ao cargo de Diretor Comercial.


Posts Recentes