Vendas Novembro

bbe dbdbbade~mv jpg


Vendas no varejo e material de construção caem 2% em Novembro.


Percentual ficou estável na comparação com o mesmo período em 2018.



As vendas no varejo de material de construção caíram 2% em Novembro e mantiveram-se estáveis na comparação do mesmo mês no ano passado conforme a nossa Pesquisa Tracking, que ouviu 530 lojistas de todo o Brasil entre os dias 25 e 29 de Novembro. No acumulado do ano temos um crescimento de 4% e, nos últimos doze meses, 5%.


Segundo o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, “as expectativas para este mês eram baixas mas a Black Friday fez com que o volume negociado não fosse tão pequeno”. Em regiões como a Nordeste, por exemplo, as vendas cresceram 5%. Já na Sul, 1%. Porém, a retração foi observada nas outras três regiões: Norte (14%), Centro Oeste (10%) e Sudeste (7%).


“Nesta época, em que as famílias já se preparam para comemorar as festas de fim de ano, as vendas de tintas sempre têm resultados positivos e, em Novembro, cresceram 6%. Os revestimentos cerâmicos e as telhas de fibrocimento cresceram 1% em relação a Outubro”, afirma Conz.


A expectativa para Dezembro continua positiva entre os lojistas e 45% deles acreditam que o varejo de material de construção terá um bom desempenho.


A previsão da entidade é que o setor cresça 5% com relação a 2018.


Black Friday


A tradicional data do varejo americano também ganhou espaço no calendário brasileiro. No setor de material de construção, 35% dos lojistas entrevistados realizaram uma ação especial para a Black Friday. No caso do Brasil, 78% criaram promoções. “Para a maioria deles, 94% os resultados foram positivos”, informa Conz.


Para o presidente da entidade, o varejo de material de construção está no caminho certo mas busca um amadurecimento já que apenas 34% investiram em divulgação para a ocasião.


A Federação Nacional do Varejo (National Retail Federations, NRF na sigla em inglês) prevê que 165,3 milhões de pessoas irão às compras entre esta quinta-feira, 28, e terça-feira, 3, nos EUA. A expectativa é que as vendas de novembro subam de 3,8% a 4,2% em relação ao mesmo período de 2018, totalizando US$ 730,7 bilhões. As projeções são feitas com base em entrevistas com consumidores, nas quais 56% disseram que já haviam começado as compras de fim de ano na primeira semana de novembro.


Realizada pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, a Pesquisa Tracking Anamaco tem o apoio da Anfacer, Abrafati e Instituto Crisotila Brasil.


Sobre a Anamaco


A Anamaco – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que funciona como interface entre os órgãos governamentais e as Acomacs e Fecomacs, demais entidades, fabricantes e comerciantes de material de construção. Em 2019, a entidade comemora 55 anos de fundação de seu sistema associativista.


O nosso papel é desenvolver ações junto ao poder público apresentando sugestões e projetos que têm por objetivo aumentar as vendas de material de construção, promovendo o desenvolvimento do setor e do país como um todo. A Anamaco também promove discussões em torno de assuntos que podem interferir diretamente na cadeia produtiva da Construção, como questões ligadas à tributação, projetos de lei etc.

Com cerca de 131 mil lojas em todo o país (incluindo 130.094 lojas varejistas e 11.238 mil lojas atacadistas), o setor de material de construção é parte integrante do complexo denominado de ConstruBusiness, que representa 9,1% do PIB brasileiro.

Posts Recentes