A Febramat – Federação Brasileira de Redes Associativistas de Materiais de Construção – e a Der Mittelstandsverbund promoveram, em 12 de junho, no Centro de Convenções Brasil 21, um encontro político para fortalecer o comércio varejista brasileiro. O evento com o tema: “Associativismo Empresarial: Fortalecendo o Comércio Varejista Brasileiro”, reuniu cerca de 50 representantes do associativismo empresarial em um jantar em Brasília/DF, celebrando também seis anos do “Projeto Vamos!”, fruto da colaboração entre Febramat e a entidade alemã.
Cassio Tucunduva, presidente da Anamaco, destacou a importância das discussões e estratégias para impulsionar o setor e a economia. “Quem não gosta de política será governado por quem gosta. O associativismo empresarial é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento econômico do nosso país, especialmente para as micro e pequenas empresas”, considera.
Associativismo Bem-sucedido
A Febramat é um exemplo de sucesso no associativismo, contando com a parceria internacional da Der Mittelstandsverbund, entidade alemã que representa mais de 300 Redes Associativistas de 45 setores.
Maiana Santana, gestora do projeto, enfatizou o avanço político e a união entre os dois países. Ela acredita que o futuro do Brasil está nas mãos dos pequenos e micros empreendedores e que o Projeto Vamos deve continuar sob a gestão dos próprios associados. “A segunda fase não termina aqui, ela começa!”, declarou.
O evento apresentou exemplos como o Projeto Vamos, que visa fortalecer a qualificação e articulação do setor associativista brasileiro. Além disso, o encontro contou com a participação de outras entidades relevantes para o associativismo no país.
As vantagens do associativismo numerosas, desde a defesa de interesses até o estímulo à inovação e pesquisa. “Em um cenário político e econômico desafiador, o associativismo se mostra como uma alternativa valiosa para enfrentarmos os desafios, aumentando nossa capacidade de adaptação e fortalecendo nossa representatividade”, destaca Tucunduva.
“Juntos conseguimos desenvolver um ambiente mais produtivo e acolhedor”, disse Joel Schmidt, vice-presidente da Febramat, representando o presidente Minoru Uehara.
Painel de Discussões
O painel de discussões foi mediado pela consultora jurídica, Dra Lorena Campos, responsável por acompanhar a tramitação do Projeto de Lei Complementar nº 57/2021 no Congresso Nacional. Participaram do debate o Dr. Ludwig Veltmann, diretor-geral da Der Mittelstandsverbund ZGV; o deputado federal Luís Carlos Gomes (Republicanos-RJ); Cassio Tucunduva, presidente da Anamaco; Silmara Damasceno, vice-presidente da Acomac-DF; Bruno Augusto, coordenador do Sebrae-MG; e Claudio Pacheco, diretor de relações governamentais da Febramat. O PLP, atualmente em tramitação nas comissões da Câmara, visa regulamentar o associativismo no Brasil.
O deputado federal Luís Carlos Gomes, membro da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS), elogiou as redes de empresários e expressou confiança na melhoria da situação econômica do país. “Temos uma Câmara empenhada em dar uma virada”. Bruno Augusto destacou a missão do Sebrae de desenvolver micros e pequenos empreendedores e considerou o “projeto Vamos!” de imenso valor para as redes.
Carlos Rezende, superintendente da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), parabenizou a Febramat pelo evento e a Anamaco pelo debate, reforçando que “não existe alternativa para os pequenos negócios que não seja o associativismo”.
Homenagens e Reconhecimentos
O evento também prestou homenagens ao Dr. Ludwig Veltamnn, que deixa a entidade após mais de 20 anos como diretor. Ele recebeu uma placa de agradecimento por sua contribuição, dedicação e visão ao associativismo empresarial, entregue por Marli Ciaramella e Flavia Galante, ambas da Febramat. Todos foram surpreendidos com um filme da história do “Projeto Vamos!”.
Claudio Pacheco também fez discurso emocionado ao diretor da Der Mittelstandsverbund ZGV – lembrando que era o presidente da Febramat quando a parceria do projeto começou. “O carinho e a dedicação do senhor ficarão marcados para sempre em nossas vidas”, disse.