A Caixa Econômica Federal promoveu uma live institucional para apresentar aos lojistas do varejo de material de construção os detalhes do convênio firmado com a Anamaco. A entidade participou do encontro como convidada, ao lado de seus associados e lideranças das Associações de Comerciantes de Material de Construção (Acomacs) de todo o Brasil, acompanhando a apresentação conduzida pela Caixa sobre os benefícios e condições disponibilizados ao setor.
O encontro contou com a participação de Roberto Ceratto, diretor de Habitação da Caixa Econômica Federal, de Inês Magalhães, vice-presidente de Habitação da instituição, de Nizar Midrei, superintendente nacional da Caixa, do presidente da Anamaco, Cassio Tucunduva, e da presidente da Acomac DF, Siomara Damasceno, em uma live transmitida para associados de todo o país, além de representantes das Acomacs e do Sistema Anamaco.
Inês Magalhães, vice-presidente de Habitação da Caixa, reforçou a importância de uma agenda permanente de diálogo. Segundo ela, é de interesse da instituição que as sugestões sejam encaminhadas por meio da própria Anamaco, para que o programa seja constantemente aprimorado e se consolide como uma política pública de sucesso e caráter permanente. Ela destacou ainda que serão organizadas reuniões periódicas para garantir a participação ativa de todos os envolvidos.
Convênio Anamaco e Caixa: benefícios financeiros e linhas de crédito para fortalecer o varejo de material de construção
O superintendente nacional da Caixa, Nizar Midrei, destaca que “a Caixa já está preparada para receber os associados da Anamaco em nossas agências para a gente poder ofertar os benefícios”, disse.
A parceria contempla taxas especiais na mesa de negociação para pessoas jurídicas, com condições diferenciadas para capital de giro, linhas de investimento e operações com uso do Fundo Garantidor de Investimentos. Também fazem parte do convênio crédito e frota, além de linhas especiais de programas do governo, como o Pronamp, e tarifas diferenciadas para serviços de cobrança bancária.

Outros benefícios previstos na parceria são voltados às empresas de maior porte, com faturamento acima de 50 milhões de reais. Para esse perfil, a Caixa apresentou linhas de crédito diferenciadas com recursos da FINEP, oferecendo taxas extremamente competitivas ao longo de 2026, além de crédito especial Caixa e operações via Finame para aquisição de máquinas e equipamentos. Todos esses produtos estão sendo disponibilizados aos associados das Acomacs dentro da parceria com a Caixa.
Um dos diferenciais destacados são os pacotes de serviços bancários, que incluem Pix, cobrança bancária e outros serviços essenciais para a operação das lojas. A Caixa estruturou quatro pacotes — Mais Valor 1, 2, 3 e 4 — de acordo com as necessidades de cada empresa. Para os associados das Acomacs vinculadas ao Sistema Anamaco, a instituição concederá tarifa zero nesses pacotes por seis meses, com possibilidade de revalidação a cada novo período.

A Caixa também reforçou que a parceria envolve o fortalecimento institucional das marcas, com foco na sustentabilidade dos negócios, inovação no modelo de atuação e ampla capilaridade. A instituição está presente em mais de 99% dos municípios brasileiros, consolidando-se como parceira estratégica do setor da construção civil e das lojas de material de construção.
O papel do varejo na habitação, qualidade e desenvolvimento do setor
Durante o encontro, o presidente da Anamaco, Cassio Tucunduva, parabenizou a Caixa pelo prêmio recebido em 2025 como uma das marcas mais valiosas do Brasil. “Nós que somos do comércio, somos empresários, receber um prêmio como esse, é como se falasse, nós temos o prazer de trabalharmos no dia a dia. Meus parabéns pelo esforço, e pelos 165 anos, de uma empresa realmente sólida ao longo do tempo, importante para o nosso país, tanto foi no passado e ainda é, e vai ser cada vez mais no futuro, e temos certeza disso aí.”

Cassio também destacou o cenário do déficit habitacional brasileiro, que hoje ainda gira em torno de 7 milhões de moradias, e a importância de programas que enfrentem não apenas o déficit quantitativo, mas também o qualitativo. “Muitas reformas são realizadas com mão de obra própria ou familiar, e a principal orientação técnica sobre o uso correto dos produtos acontece dentro das lojas de material de construção”, disse.
Segundo o presidente da Anamaco, as lojas são procuradas tanto pelos consumidores quanto pelas indústrias para apresentação de novos produtos, soluções e técnicas de aplicação correta. Muitas vezes, os lojistas recebem treinamentos, promovem encontros com profissionais da obra e até acompanham aplicações diretamente nas residências dos clientes. Nesse contexto, a qualidade dos materiais é fundamental. A Anamaco atua fortemente na defesa do uso de produtos conformes, inclusive por meio do Comitê de Programas Setoriais da Qualidade, que verifica marcas e promove boas práticas junto às lojas associadas, por intermédio das Acomacs.
Cassio ressaltou que vender produtos conformes é essencial para garantir durabilidade, segurança e bom desempenho nas obras e reformas. Ele citou exemplos como cabos elétricos comercializados a preços muito baixos, mas que não entregam a quantidade adequada de cobre para condução de energia, comprometendo a segurança do consumidor. “Nesse sentido, educação financeira e orientação técnica caminham juntas”, destaca.

O presidente também comemorou os números já alcançados pelo programa, com cerca de 1,5 milhão de contratos firmados, mas reforçou a necessidade de acelerar o crescimento. Para ele, o avanço deve ser geométrico, e não apenas aritmético, para que os recursos disponíveis sejam efetivamente transformados em melhorias habitacionais em todo o país.
Tucunduva também destacou a importância de os executivos e executivas levarem aos associados as condições apresentadas, como as taxas diferenciadas, a isenção de tarifas por seis meses e o Pix com custo zero, que impactam diretamente os custos operacionais das lojas. Ele também mencionou o “kit para lojas” como uma iniciativa inteligente e sugeriu que a Caixa avalie a possibilidade de patrocinar esses materiais para apoiar ainda mais os lojistas.
Encerrando, o presidente fez um apelo para que as Acomacs estimulem os lojistas a apresentarem propostas e ideias para aprimorar continuamente a parceria com a Caixa, fortalecendo o Programa Reforma Casa Brasil e ampliando a divulgação do convênio em todo o setor.
Para o envio das bases das Acomacs e continuidade do trabalho conjunto, a Caixa disponibilizou o contato: gepj04@caixa.gov.br.
O conteúdo completo da apresentação, com todos os esclarecimentos sobre o convênio, benefícios e orientações aos lojistas, está disponível na íntegra no canal da Anamaco no YouTube.

