Não há como contestar, os profissionais que não se qualificam ao longo de suas trajetórias, em algum momento poderão ficar à deriva, principalmente se o período exigir performances inovadoras, a exemplo do que tem ocorrido neste período da pandemia de Covid-19 (coronavírus). Este cenário crucial e ao mesmo tempo desafiador, por meio do tema Qualificação profissional no comércio e do empreendedor individual na área de material de construção, será exposto e aprofundado na próxima série do Talk’s Anamaco, que acontece nesta sexta-feira (5) às 16h com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da entidade.
Mediado por Waldir Abreu, superintendente da Anamaco e com participação de Geraldo Defalco, presidente da entidade, o webinar terá como palestrantes Valter Frigieri Jr, diretor de Planejamento e Mercado da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP; Antonio Serrano, CEO do Juntos Somos +; e Marco Contreras, cofundador da Worcademy, startup de educação e treinamento. A escolha criteriosa de convidados com larga experiência no mercado do varejo de material de construção ratifica a chegada de uma nova era ao universo da gestão atual da Anamaco.
A volta do Clube da Reforma – Experiência bem-sucedida, foi colocada em prática há 7 anos, quando a Anamaco e um grupo de empresas, universidades, o governo federal e organizações sociais se uniram e desenvolveram ações efetivas de como acelerar o mercado de reforma e, principalmente, melhorar a condição de moradia da população de baixa renda. Valter Frigieri, engenheiro de produção e com mestrado, ambos pela renomada Escola Politécnica da Usp, foi um dos participantes do Clube da Reforma e contará durante o Talk”s Anamaco os detalhes sobre esta enriquecedora experiência.
E melhor: a empreitada de fomento e de apoio poderá ser retomada ainda este ano e beneficiar milhões de famílias que se dispõem a reformar as suas casas. “O Clube da Reforma nos trouxe experiências tão efetivas que temos a intenção de colocá-las novamente em prática. A COVID nos separou, mas a tecnologia está nos reaproximando e permitindo que possamos compartilhar as nossas novas experiências e com a chancela do instigante e oportuno universo digital”, avisa com otimismo Frigieri. Em tempo: o executivo é membro da PoliAngels, investidor em startups, uma delas a Construliga, plataforma com foco na Construção que hoje tem mais de 130 mil cadastrados. O blogdaliga é o segundo maior site do B2B da Construção. Os sócios da Liga são quase todos profissionais que militam no setor da construção civil.
Fundador e CEO da empresa Juntos Somos +, joint-venture formada por Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, Antonio Serrano, que atualmente é conselheiro de empresas e mentor da Endeavor, igualmente dará a sua contribuição à videoconferência. Para o executivo, a live da Anamaco será uma importante ferramenta para que se possa comentar sobre a qualificação profissional e como ela gera melhores vendas, além de um maior ganho de produtividade para todos. Ressalta que o colaborador mais atento e qualificado consegue entender a necessidade do cliente e é capaz de solucionar o problema rapidamente.
A Juntos Somos Mais, um ecossistema que pretende fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando o varejista, atualmente conta em seu programa com mais de 20 empresas líderes do setor da construção participantes, juntamente com mais de 70 mil lojas e mais de 400 mil profissionais. Até o fim de 2020, a empresa planeja investir R$ 50 milhões na expansão do programa e tem promovido iniciativas de capacitação que incluem as seções Papo de Balcão e TV JS+, onde profissionais do setor encontram conteúdo relevante para sua evolução.
“Em meio à pandemia, os varejistas podem se dedicar a capacitar cada vez mais os seus colaboradores com relação aos produtos disponíveis, os seus benefícios e a forma de se relacionar com o cliente, principalmente no ambiente on-line”, afirma Serrano.
A apresentação de conteúdos assertivos e conectados com a atual realidade prosseguirá com a exposição de Marco Contreras, cofundador da Worcademy, startup de educação e de treinamento. Para ele, estas práticas precisarão ser revistas, não só para contemplar essas novas competências, mas também mudar a forma com que são desenvolvidas. Chegou o fim do treinamento baseado na transmissão de conteúdos para dar lugar a metodologias que privilegiem a aplicação prática em serviço, com acompanhamento de desempenho. O uso de tecnologias também deve ser intensificado, não como um fim em si, mas como instrumento de colaboração, troca de experiências, aceleração do aprendizado e aumento da frequência.
O foco da aprendizagem deverá estar a serviço da inovação e do senso de propósito para ajudar as pessoas a desenvolver o pensamento crítico voltado para solução de problemas, melhoria da qualidade, das relações humanas e satisfação de clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e comunidade.
“Nesta nova era, o programa a ser implementado pelo varejo deverá contar com a colaboração dos lojistas, desde o mapeamento das competências essenciais para todas as funções, passando pela implementação das experiências de aprendizagem e a gestão dos resultados”, antecipa Contreras, empreendedor de empresas de tecnologia e engenheiro mecânico.
Talk’s Anamaco
Webinar: Qualificação profissional no comércio e do empreendedor individual na área de material de construção
Data: 05/06/2020
Horário: 16h
Apoio: Mercedes-Benz e Feicon Batimat
Exibição: Canal do Youtube da Anamaco