Texto: Redação Revista Anamaco
Com os resultados analisados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) acabam de divulgar o Termômetro Anamaco de setembro.
De acordo com o estudo, no mês, os varejistas de material de construção indicaram que houve piora nas vendas na comparação com agosto em todas as regiões do País. Os números revelam que, depois de dois meses de melhora, as assinalações de alta nas vendas no mês corrente diminuíram seis pontos percentuais, recuando de 27% no mês anterior para 21% das respostas em nível nacional. Por sua vez, as assinalações de queda aumentaram de 20% para 33% no mesmo período.
Na comparação interanual, no entanto, houve ligeira alta das vendas. Em setembro de 2022, as avaliações otimistas sobre as vendas correntes alcançaram 18% do total de respostas, enquanto as pessimistas representaram de 34%.
Quando a pesquisa analisa as expectativas para as vendas nos próximos três meses, as assinalações otimistas mantiveram-se em 62%. Em setembro de 2022 esse indicador era de 53%. Considerando as grandes regiões, a despeito do aumento de assinalações de queda nas vendas em todas, nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, a percepção de melhora mitigou parcialmente esse movimento e a diferença entre a alta e a queda manteve-se positiva.
Baixe o Termômetro: https://anamaco.rds.land/termometro-setembro-2023
Clique no link para ler a matéria completa no Portal Revista Anamaco Online: