Congresso Nacional aprova o PLN 2/21 pela retomada de programas emergenciais

bbe eaabcbabceee~mv jpg


A União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) segue mobilizada e conta com o apoio das entidades do setor pela aprovação do projeto (PLN 2/2021) que permite a abertura de crédito extraordinário no orçamento de 2021 e a retomada dos programas emergenciais para enfrentar a pandemia de Covid-19. A discussão da proposta teve início nesta segunda-feira (19), no plenário do Congresso Nacional, foi aprovada pelos deputados e senadores e segue para Sanção Presidencial.


A ANAMACO agradece o empenho do seu diretor de relações institucionais Cláudio Pacheco pela atuação na articulação política na UNECS e pela FCS com o deputado federal Efraim Filho (DEM – PB).


Durante a sessão, o presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), deputado Efraim Filho (DEM-PB), apresentou parecer em que permite o bloqueio (contingenciamento) de R$ 9 bilhões em despesas discricionárias (exceto emendas parlamentares) para fazer a compensação de despesas obrigatórias. São discricionárias as despesas nas quais o governo possui margem de manobra, por não ter a obrigação de cumprir.


O PLN 2/2021, de autoria do poder executivo, dá condições técnico-orçamentárias para a retomada dos programas de socorro ao setor produtivo, especialmente às micro e pequenas empresas, como o PEAC (Programa Emergencial de Acesso ao Crédito), o PESE (Programa de Suporte a Empregos com medidas compensatórias de redução da jornada e cobertura da folha salarial), o Pronampe (Crédito para micro e pequenas empresas), o BEm (apoio para manutenção da renda e emprego) e o PEAC Maquininhas.


“Estes programas foram essenciais para a sobrevivência de muitos empreendeores no ano de 2020. E agora, com a nova onda, levando a pandemia ao seu momento mais crítico, é imperiosa a retomada desses programas, para evitar que portas sejam fechadas, demissões em massa, e pais e mães sem ter como colocar o pão na mesa da sua família.”, salientou Efraim Filho.


Com informações da Agência Câmara



Cláudio Pacheco, diretor de Relações Institucionais da Anamaco.


Posts Recentes

lgpd logo
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.