O Instituto de Pesquisas Anamaco inicia as entrevistas junto às lojas varejistas do setor referente a 2020 mantendo a sua tradição e critérios, mas deixa de avaliar 24 analisadas em 2019. A entidade, apesar de incertezas e poucos recursos financeiros, iniciou os trabalhos em campo com 35 categorias fundamentais no setor de Matcon. Tem contado com o apoio de fabricantes e, esses além de entenderem a importância da continuidade do monitoramento das categorias e marcas que compõem os cenários competitivos das quais participam, reconhecem o real valor da informação na tomada de decisões e planejamento estratégico.
Infelizmente, a Pesquisa deixará de avaliar 24 categorias pesquisadas em 2019, criando uma ruptura no histórico das análises, algumas pesquisadas há mais de 10 anos. Isso dificulta um olhar minucioso para entender quais ações levaram a resultados positivos ou negativos para os diversos players.
As entrevistas da Pesquisa Anamaco 2021, referente ao ano de 2020, traz dados tão decisivos para planejamento estratégico dos diversos fabricantes parceiros que contratam suas categorias. “Como árdua defensora do uso de informações para minimizar riscos na tomada de decisões, percebo a dificuldade que algumas empresas possuem em perceber o quanto valiosas são as informações da Pesquisa Anamaco e que, impactaram numa drástica redução no número de categorias pesquisadas esse ano (de 55 categorias pesquisadas em 2019 para 35 em 2020)”, afirma Katia Ratnieks, consultora do Instituto de Pesquisas Anamaco.
Por razões pelas quais essas decisões foram tomadas, a falta de investimento na Pesquisa Anamaco, certamente irá impactar na otimização de resultados financeiros para a Anamaco, assim como na possibilidade de positivos incrementos nas vendas e posicionamento para as indústrias. O mercado sempre pode superar os obstáculos, quando traçam planos de ações com base em informações. Como consequência, essas categorias não pesquisadas, também não serão premiadas no Prêmio Anamaco 2021, considerado o Oscar da Construção.
Abaixo segue a relação das categorias que serão e não pesquisadas nessa medição 2021/2020.
Katia Ratnieks, consultora do Instituto de Pesquisas Anamaco.