Como tomar decisões estratégicas sem ter informações que possam nos direcionar? Do ponto de visto da indústria, como fazer com que o seu produto chegue a todos os cantos desse país, nas 140 mil lojas de varejo de material de construção? Qual o perfil de cada loja? Qual o tamanho? Onde elas estão? Como acessá-las? Que tipo de negócio pode-se propor para cada tipo de loja ou para cada tipo de região? Qual a importância das pesquisas de satisfação do cliente para o varejo? Você entende de pesquisa, de logística de canal de distribuição? Reconhece a importância da pesquisa? Sabe como contratar?
Estes e muitos questionamentos farão parte da live inédita sobre o universo das pesquisas, intitulada: “Informações de mercado como base para decisões estratégicas”. O webinar, mediado pelo superintendente da Anamaco Waldir Abreu, acontecerá nesta quinta-feira (12/11) às 19h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pelo canal oficial da entidade no YouTube. Para debater este tema tão relevante e repleto de detalhes minuciosos e, por vezes complexo, a direção da Anamaco convidou três profissionais que irão contribuir para aprimorar e fomentar as discussões sobre o universo da pesquisa. São eles:
Katia Ratnieks, consultora do Instituto de Pesquisas Anamaco. É graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduada em cinema pela Latin American Film Institute/Max Plack. Possui mais de 30 anos de experiência em pesquisa de mercado e análise de informações estratégicas para as empresas. Iniciou sua carreira na Unilever em 1985, onde trabalhou na área de inteligência de mercado (higiene pessoal e limpeza). Exerceu o cargo de Diretora de Atendimento no IBOPE Inteligência por 10 anos. Atualmente é empresária de pesquisa, com sua própria empresa e Consultora do Instituto de Pesquisas de Mercado da Anamaco, desde 2012, acumulando vivência com o setor de Matcon.
Filipe Mesquita, analista de Inteligência Competitiva Tigre. Atua no mercado há oito anos, sendo sete anos no mercado de materiais de construção e da construção civil. Com formação em Administração, Marketing e Design, tem atuado para entender clientes e mercados e ainda propor soluções inteligentes e criativas de produtos, serviços e negócios.
Andréa Nercolini Koppe, Coordenadora de Marketing Estratégico da Votoratim Cimentos. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, especializada em Finanças pelo IBMEC e certificada pela Universidade Northwestern Kellogg no programa executivo de Marketing Estratégico B2B. Mais de 13 anos de experiência em empresas como ExxonMobil, Raízen, ALL – América Latina Logística (atual Rumo) e Votorantim Cimentos, com atuação nas áreas de Finanças, Inteligência de Mercado e Marketing. Ponto focal de diversos trabalhos em que o uso de pesquisas de mercado foi fundamental, sendo os mais recentes, a Estratégia do Varejo de 2020 e de 2021 na Votorantim Cimentos.
Mercado de pesquisas
O superintendente da Anamaco, economista de formação, tem acompanhado de perto, ao lado de Katia, toda a evolução e importância do Instituto de Pesquisas Anamaco. Reforça o quanto tem sido importante o papel da pesquisa no mercado em geral, sobretudo no universo de material de construção, cujo protagonismo é compartilhado pelas indústrias e pelos proprietários de lojas de Matcon. “A pesquisa pode identificar o perfil do seu cliente e dos seus prospets. Como eles se comportam, que tipo de gestão fazem, se estão informatizados ou não, o tempo de vida de uma loja, bem como a sua maturidade para expandir”, explica a consultora.
Para Katia, o encontro virtual trará à tona a importância das informações de mercado – leia-se pesquisa – como base para decisões estratégicas das empresas, haja vista que em um cenário cada vez mais competitivo, muitas vezes com restrições orçamentárias, minimizar riscos é primordial para o sucesso de uma empresa. “Uma das ferramentas mais importantes são as informações de mercado, geradas por diversas fontes internas e externas. Quando, onde e o porquê usar pesquisas de mercado para tomadas de decisões? Tema atípico num ano tão relevante como 2020 que trouxe tantas mudanças e certamente terão impacto no futuro”, analisa a consultora.
O clima de alegria e satisfação em participar do evento é reforçado por Filipe. “Fico entusiasmado de poder compartilhar um pouco do nosso trabalho e conversar com a Katia e demais participantes sobre o que amamos fazer. Será sempre um grande prazer vivenciar este momento com todos que farão parte deste encontro virtual”. E Andréa complementa: “é uma honra poder participar deste Live da Anamaco e compartilhar com todos os benefícios do bom uso das pesquisas”.
Webinar: Informações de mercado como base para decisões estratégicas
Realização: Talks Anamaco
Mediador: Waldir Abreu
Data: 12/11
Horário: 19h (horário de Brasília)
Patrocínio: PADO
Apoio: Mercedes-Benz, Feicon Batimat e Conecta Obras
Exibição: Canal oficial da Anamaco no YouTube
Link de acesso: https://bit.ly/liveanamaco-12-11
Andréa Nercolini Koppe, Coordenadora de Marketing Estratégico da Votorantim Cimentos.
Katia Ratnieks, Consultora do Instituto de Pesquisas Anamaco.
Filipe Mesquita, Analista de Inteligência Competitiva Tigre.