Data driven (inteligência e orientação baseada em dados), a sustentabilidade / ESG, a economia local / de bairro e o “figital”, neologismo que surgiu da junção das palavras físico + digital, a diversidade e a inclusão, figuram entre as tendências do varejo e que poderão ser apropriadas pelo varejo de Matcon e incorporadas à parceria firmada entre a Anamaco e o Sebrae.
No final de 2021, a Anamaco firmou uma ampla parceria inédita com o Sebrae Nacional com duração total de cinco anos. Intitulado Varejo Competitivo, inteligente e Digital o início das ações deste projeto foi colocado em prática por meio da pesquisa Termômetro Anamaco, uma iniciativa do Instituto de Pesquisas Anamaco e a FGV / IBRE. O Instituto entrevista todo mês 600 lojas varejistas de material de construção e tem como objetivo monitorar o índice de confiança e a variação de vendas do setor. A partir desta parceria, o SEBRAE passou a incluir três perguntas (mensais), relacionadas ao acompanhamento específico de temas de interesse da conjuntura das MPE definidas conjuntamente.
A ideia será explorar temas estratégicos, tais como: TD – Transformação Digital, Crédito e Financiamento, Diversidade, Equidade e Inclusão, Formação de preços e custos, Logística e entrega do último quilômetro, Eficiência energética e gestão da energia, entre diversas outras possibilidades. Segundo o analista de competitividade do Sebrae Nacional, Enio Queijada, “o potencial de informações e as descobertas que poderão ser geradas pelas questões complementares do Termômetro Anamaco irão potencializar o relatório mensal e oferecer insights para as pequenas lojas e os negócios participantes do projeto no território nacional, incluindo o Distrito Federal”.
Geraldo Defalco, presidente da Anamaco, faz questão de ressaltar a revolução que esse projeto deverá propiciar ao setor de varejo de material de construção e não poupa elogios. “Tenho absoluta certeza que esse projeto Varejo Competitivo, inteligente e Digital será um divisor de águas para o mercado do Matcon. Tem envergadura, consistência e profissionais qualificados que farão desta parceria sucesso absoluto. Em nome de todo o Conselho e da diretoria da entidade, agradeço ao Sebrae Nacional da pessoa do Enio Queijada e equipe, pela eficiência e disposição em fazer o melhor em prol do setor”.
A experiente Katia Ratnieks, consultora do Instituto de Pesquisas Anamaco, avalia que a parceria com o Sebrae Nacional chegou em um momento muito oportuno e desafiador para o país. Com larga experiência no setor de pesquisas – registra passagem pela empresa Ibope Inteligência, a profissional pontua a importância das pesquisas para o mercado. “A pesquisa está entre os principais termômetros para que nos direcionemos com assertividade e segurança, sobretudo dentro de contextos marcados por tantos desafios, a exemplo do que temos vivido em razão da pandemia de Covid-19. O uso das pesquisas, respaldadas sempre por muito ética, certamente potencializa os negócios e nos dão diretrizes mais alinhadas com a realidade e as necessidades dos negócios. Em tempo: importante destacar a participação da FGV/IBRE nesse contexto”, destaca a consultora.
Segundo o analista de competitividade do Sebrae Nacional, Enio Queijada, “o potencial de informações e as descobertas que poderão ser geradas pelas questões complementares do Termômetro Anamaco irão potencializar o relatório mensal e oferecer insights para as pequenas lojas e os negócios participantes do projeto no território nacional, incluindo o Distrito Federal”.
Enio Queijada, analista de competitividade do Sebrae Nacional.
Geraldo Defalco, presidente do Conselho da Anamaco
Katia Ratnieks, consultora do Instituto de Pesquisas Anamaco