O Sistema Anamaco anunciou a Pesquisa Consumer, que fará um levantamento inédito sobre o comportamento do consumidor de material de construção. O anúncio oficial ocorreu durante a Assembleia Geral com Fecomacs e Acomacs de todo o Brasil, realizada durante a Feicon 2025.
Coordenada pelo Instituto de Pesquisas Anamaco, a Pesquisa Consumer é uma iniciativa estratégica que complementa a tradicional Pesquisa Anamaco, realizada há mais de três décadas. O objetivo é ampliar a compreensão do setor, mapeando dores, comportamentos e necessidades de quem compra material de construção em todo o Brasil.
“A proposta é entender as dores, comportamentos e necessidades do consumidor, gerando insights valiosos não só para a Anamaco, mas para todo o Sistema. E ainda se torna uma nova fonte de receita para a entidade”, explicou Kátia Ratnieks, coordenadora do Instituto de Pesquisa Anamaco.
Nesta etapa, a Anamaco está estabelecendo parcerias com indústrias e varejistas que terão acesso aos resultados completos de forma exclusiva. “Empresas que desejam crescer precisam conhecer o que os clientes pensam e desejam. Inteligência de mercado é essencial para se diferenciar da concorrência”, destaca a coordenadora.
Pesquisa Anamaco ganha reforço com a nova Pesquisa Consumer
Com um formato inédito, a expectativa é realizar 2 mil entrevistas em 14 capitais e duas cidades do interior, trazendo informações valiosas para o Sistema Anamaco, suas entidades associadas e o mercado em geral.
Com essa nova pesquisa, a Anamaco reforça seu papel como fonte confiável de informações de mercado e se consolida ainda mais como protagonista no fortalecimento do varejo de material de construção no Brasil. Os dados obtidos poderão embasar ações de marketing, desenvolvimento de produtos, estratégias de vendas e políticas públicas voltadas ao setor.