Nos próximos dias, vivenciaremos um momento histórico para o nosso setor. No dia 20 de outubro, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, será lançado oficialmente o Programa Reforma Casa Brasil, do Governo Federal, em parceria com a Caixa Econômica e o apoio da ANAMACO, e que contará com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Essa é, sem dúvida, a notícia do ano para o varejo e a indústria de material de construção. O lançamento de um programa voltado especificamente para financiamento de reformas residenciais representa uma conquista aguardada há muito tempo, construída a muitas mãos e com a participação direta e estratégica da ANAMACO, que vem dialogando com o Governo Federal para transformar em realidade essa política pública de estímulo ao setor.
Nessa quinta-feira (16/10), representantes da ANAMACO estiveram em reunião com a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães, e com diretores da instituição, quando fomos informados, de forma oficial, sobre como será a operação do programa de financiamento para reforma do Governo Federal. Durante o encontro, discutimos o alinhamento estratégico sobre o papel das Acomacs e Fecomacs na divulgação e implementação do programa em todo o país. A Anamaco se colocou à disposição para colaborar em todas as etapas e apoiar o Governo Federal e a Caixa na expansão dessa iniciativa.
O vice-presidente da ANAMACO, Flávio Gomes, que também participou da reunião, destacou a importância dessa construção conjunta: “a parceria entre o Governo Federal, a Caixa Econômica e a Anamaco reforça o papel estratégico do varejo no programa e amplia oportunidades para todo o setor. Essa união mostra nossa força e propósito: impulsionar reformas, orientar consumidores e fortalecer o comércio.” Também estiveram presentes representando a ANAMACO, o membro do Conselho Diretor, Herivelto Bastos, nosso CEO Júlio Pereira, presidentes e executivos de Acomacs de todo país.
Em discursos recentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antecipou que a nova política de financiamento voltada à reforma de moradias deve permitir que as famílias possam recorrer à Caixa Econômica Federal para realizar melhorias em suas casas – seja a construção de um banheiro, um cômodo extra ou a reforma tão sonhada.
Para nós, da ANAMACO, é motivo de orgulho e compromisso participar desse marco histórico. Estaremos presentes, representando cada lojista, distribuidor e profissional do segmento que acredita na força do material de construção como vetor de transformação social.
Seguimos firmes, trabalhando para que essa parceria entre Governo, Caixa e setor produtivo continue gerando resultados concretos para o Brasil.
Cassio Tucunduva
Presidente da ANAMACO