A Matcon em Ação é uma iniciativa do Sistema Anamaco criada para dar voz aos líderes, empreendedores e especialistas que constroem, todos os dias, a força do varejo de material de construção no Brasil. Semanalmente, o projeto apresenta reflexões e análises de quem vive de perto os desafios e as transformações do setor.
Nesta semana, convidamos o empresário José Wenceslau de Souza Junior, que atualmente é coordenador da Câmara Brasileira de Material de Construção da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção de Mato Grosso (Sindcomac-MT), para compartilhar sua percepção sobre o momento econômico e seus impactos sobre o comércio de material de construção:
“Nos últimos dois anos, o setor de material de construção enfrentou uma desaceleração significativa nas vendas. Esse cenário é reflexo direto de uma combinação de fatores macroeconômicos e institucionais. A alta taxa Selic encareceu o crédito tanto para o consumidor final quanto para as construtoras, tornando inviável o financiamento de obras e reformas. Quem tem capital prefere manter o dinheiro aplicado, aproveitando os altos rendimentos, enquanto quem precisa recorrer a empréstimos se depara com juros que ultrapassam 40% ao ano. Além disso, a insegurança jurídica e a instabilidade política têm afastado investidores e travado decisões importantes no setor. O resultado é uma retração no consumo, adiamento de projetos e menor circulação de recursos no varejo de material de construção.”
Mineiro da cidade de Patrocínio, Júnior chegou a Cuiabá em 1980, fundando a Ferragista Boa Esperança. Em 1995, iniciou sua trajetória na Verdão Material para Construção, empresa que hoje soma quase três décadas de história, três lojas e um centro de distribuição com mais de 11 mil metros quadrados, gerando centenas de empregos.
Ao longo de sua trajetória, foi fundador da Associação dos Comerciantes de Material para Construção de Mato Grosso (Acomac-MT) e presidente em duas gestões.
É presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso que é formado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT), pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) e pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT).
Sempre muito atuante em entidades que representam os interesses dos empresários mato-grossenses, é vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e 1º vice-presidente de Assuntos Governamentais na Anamaco. Também integra a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Cuiabá.
Casado com dona Márcia Esteves Souza, é pai de três filhos e avô de quatro netos. Seu compromisso com o desenvolvimento do setor, tanto no Mato Grosso quanto em âmbito nacional, faz dele uma liderança de referência e inspiração para todo o mercado.