O Sistema Anamaco esteve presente na reunião da Câmara Brasileira de Material de Construção (CBMC), realizada na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro. Representado pelo diretor-geral Julio João Pereira, o Sistema acompanhou de perto os debates que trataram das principais demandas do varejo de material de construção no Brasil.
A reunião foi conduzida por José Wenceslau de Souza Júnior, coordenador da CBMC, que agradeceu à assessoria da CNC e ao presidente Roberto Tadros pelo apoio irrestrito ao setor de material de construção. Ele destacou a produtividade do encontro e o avanço de pautas importantes. “Foi uma reunião muito proveitosa. Pela primeira vez a nossa reunião durou mais de três horas, então teve muito debate”, disse.
Temas da CBMC material de construção: Reforma Tributária e Construcard
Entre os principais temas discutidos na reunião estiveram os impactos da Reforma Tributária sobre o setor, a Proposta de Emenda à Constituição da Casa Própria que busca desonerar a cesta básica de material de construção, e o avanço das tratativas com a Caixa Econômica Federal sobre o Construcard, linha de crédito voltada exclusivamente ao segmento.
“Uma das principais demandas que há alguns anos a gente está falando é o cartão Construcard. Nós tivemos uma reunião online com os representantes do governo da Caixa Econômica Federal, e a coisa está caminhando”, afirmou Wenceslau.
A Anamaco também foi representada por Lésio Rômulo Contarini Júnior (Acomac ES), membro do Conselho Diretor da Entidade e presidente do SindMat/ES. A participação da Acomac Curitiba também reforçou o encontro, com a presença de seu presidente e atual dirigente do Simaco PR, Ademilson Milani, e do vice-presidente de Relações Públicas, Rafael Gipiela, ampliando a representatividade e a voz dos lojistas paranaenses nas discussões nacionais.