Os detalhes que cercam a dinâmica do trabalho de pesquisas e as suas repercussões importantes para o setor de varejo de material de construção. Nesta terça-feira (23) às 19h pelo canal oficial do YouTube da entidade, será apresentado o Talks Anamaco especial focado no Instituto de Pesquisas Anamaco com trabalhos realizados em parceria com a FGV / IBRE. Tema: Análises do Termômetro do Varejo de Matcon. Mediação: Waldir Abreu.
Debatedores:
Geraldo Defalco, empresário e presidente da Anamaco. Graduado em Administração de Empresas e com extensão em Gestão Empresarial, trabalhou na Caixa Econômica Federal durante 33 anos. Computa experiências em vários segmentos com empreendimentos comerciais. Teve, inclusive, escritório comercial instalado em Abu Dhabi Emirado Árabes e no Porto em Portugal.
Waldir Abreu, economista e Superintendente da Anamaco. Possui pós-graduação em Gestão Empresarial pela FAAP e em Comunicação e Marketing pela ESPM. Está cursando MBA em Relações Governamentais na FGV – Brasília. Atua no setor de material de construção desde 1992, quando ingressou na Gerdau como executivo da Área de Negócios. Realizou, nesse período, um amplo estudo sobre o varejo de material de construção brasileiro.
Assumiu em 1998 a diretoria de Projetos Especiais na Anamaco. Na Anamaco, Abreu atuou como Diretor de Comunicação e foi o responsável por elaborar e implementar a Loja Escola do Varejo Anamaco. Em 2004 promoveu uma reestruturação da Pesquisa Anamaco em parceria com a consultora Katia Ratnieks, período em que viabilizaram a captação de recursos para o BUSiness Tracking. Em 2011 assumiu a Área de Assuntos Econômicos para acompanhar os Bancos, parceiros importantes do varejo. Acompanhou e coordenou o lançamento do BUSiness Tracking, entre outros desafios.
Robson Gonçalves, economista e consultor da FGV / IBRE. É mestre pela Unicamp e bacharel pela USP. Foi técnico do Banco Central do Brasil e pesquisador do IPEA. Atuou como professor no Ibmec e no Insper. É professor-convidado dos MBAs da Fundação Getúlio Vargas desde 1996, onde também atua como consultor desde 2008.
Katia Ratnieks, consultora do Instituto de Pesquisas Anamaco. É graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduada em cinema pela Latin American Film Institute/Max Plack. Possui mais de 30 anos de experiência em pesquisa de mercado e análise de informações estratégicas para as empresas. Iniciou sua carreira na Unilever em 1985, onde trabalhou na área de inteligência de mercado (higiene pessoal e limpeza). Exerceu o cargo de Diretora de Atendimento no IBOPE Inteligência por 10 anos. Atualmente é empresária de pesquisa, com sua própria empresa e Consultora do Instituto de Pesquisas de Mercado da Anamaco, desde 2012, acumulando vivência com o setor de Matcon.
Para o economista e consultor da FGV / IBRE, a Anamaco está contribuindo com a geração de um novo conjunto de informações sobre o varejo da construção, que permite avaliar de muito perto a evolução das vendas do setor, as expectativas e avaliações dos lojistas. “Essas informações são apresentadas segundo recortes regionais, por porte de empresa e especialidade. Neste Talks Anamaco iremos refletir sobre todo esse novo conjunto de informações frente ao ambiente econômico atual”, explica Gonçalves.
Neste momento complexo e cercado de desafios, a direção da Anamaco tem buscado oferecer ao setor de varejo de material de construção alternativas assertivas em prol dos empresários comerciantes e da indústria, o que consequentemente reflete de forma positiva na ponta da cadeia produtiva (consumidor).
Webinar: Análises do Termômetro do Varejo de Matcon.
Realização: Talks Anamaco
Data: 23/03
Horário: 19h
Patrocínio: Pado
Apoio: Mercedes-Benz, Feicon e Conecta Obras
Exibição: Canal oficial da Anamaco no YouTube