Que tal aproveitar a oportunidade para reforçar e colocar em prática as importantes ações que cercam o associativismo? Nesta quinta-feira às 19h, pelo canal oficial da entidade no YouTube, todo o sistema Anamaco e demais parceiros poderão apreciar e interagir em mais um Talks Anamaco. Com o tema “Desenvolvimento de Ecossistemas através do Associativismo”, Waldir Abreu, superintendente da Anamaco, irá mediar o encontro virtual e contará a participação de Geraldo Defalco, presidente da entidade.
Para dar mais amplitude ao tema em total sintonia com o momento atual, foram convidados dois profissionais com larga experiência no universo do setor de varejo de material de construção e com ligações bem direitas às práticas do associativismo. São eles: Cássio Tucunduva, presidente da Fecomac – SP e Paulo Machado, presidente da Febramat. Ambos irão expor a vasta experiência adquirida ao longo de mais de três décadas de trabalho intenso em prol do setor de matcon.
Atuação dos convidados
Paulo Machado é presidente da Federação Brasileira de Redes Associativistas de Materiais de Construção – Febramat. Composta por 26 redes associadas, com mais de 870 lojas distribuídas em 16 estados brasileiros, a federação tem atuado com firmeza e assertividade no mercado. Por meio de uma parceria firmada com Federação Alemã de Redes e Centrais de Negócios (Mittelstandsverbund), a entidade planeja a médio e curto prazo se fortalecer ainda mais, juntamente com as pequenas e médias empresas brasileiras (PMEs). Por consequência, estas ações têm propiciado a conquista de posições cada vez mais representativas com o objetivo de ajudar as PMEs do setor a se desenvolverem e permanecerem fortes.
“O tema associativismo é extremamente importante e, como presidente da Febramat, acredito que o assunto ajude não só a desenvolver as PMEs, mas também auxilie na garantia da representatividade e da competitividade dessas empresas junto ao mercado. Saliento que este momento difícil e atípico que estamos enfrentando — consequência da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus — prova que o associativismo é fundamental para a capacitação, troca de experiências e manutenção de todos os elos da cadeia. Entendemos que as PMEs, no modelo de redes e centrais de negócios, têm se fortalecido no Brasil”, diz o presidente da Febramat.
Cássio Tucunduva, atualmente é presidente da Federações das Associações dos Comerciantes de Material de Construção – Fecomac (SP), entidade ligada ao sistema Anamaco. O convidado para o webinar tem longa experiência no segmento de varejo de material de construção. Há 30 anos é proprietário de uma loja de matcon com gestão familiar, instalada na cidade de Campinas (SP). Começou a atuar a partir de 1999 na Acomac de Campinas. Lá, durante quatro anos, permaneceu como diretor e depois por mais dois como presidente. Atua há oito anos na Fecomac-SP.
“Convido a todos a assistirem esta live e a compreenderem o real valor que tem uma associação de classe e a importância de se ocupar cargos eletivos. Precisamos desta união contínua de todo o setor para que possamos nos desenvolver cada vez mais”, ressalta Tucunduva.
Segundo informações da Febramat, em 2016, o Sebrae constatou que estão ativas 675 redes de negócios de diversos setores e que as PMEs correspondem a aproximadamente 30% do PIB brasileiro. Além do fator financeiro, dados do Sebrae apontam que essas companhias geram 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado. O papel da Febramat tem sido estar presente no dia a dia do setor e garantir representatividade aos associados ao promover associativismo de sucesso.
A direção da Anamaco não tem dúvidas de que este momento de pandemia tem sido também um aprendizado a toda sociedade, em que pese todo o sofrimento mundial. Portanto, este webinar será mais um momento para que o setor de matcon compartilhe boas práticas e assim impulsione o segmento. Seguimos com força e pressão total!