Após o lançamento do Termômetro Anamaco em junho, em parceria com a Juntos Somos Mais, a Anamaco apresenta uma análise do setor referente ao primeiro trimestre de 2024. O indicador do varejo da construção traz dados e informações relevantes sobre o comportamento do comércio varejista de materiais de construção no país. O relatório apresenta comparativos mensais, anuais e dentro dos últimos 12 meses, além de discriminar os dados por regiões.
O Termômetro do Varejo da Construção Civil considerou a análise de dados de mais de 21 milhões transações de vendas, em todas as regiões do país, com base em dados dos últimos três anos. Além disso, utiliza entrevistas realizadas mensalmente com mais de 600 lojas do matcon.
“Esse conjunto de informações permite analisar o panorama geral do varejo de materiais de construção e apoiar os lojistas em sua tomada de decisões em relação a compra, venda e estoques, por exemplo”, destaca Cassio Tucunduva, presidente da Anamaco.
Vendas gerais e por região do varejo da construção
O estudo traz a percepção de crescimento nas vendas gerais, por exemplo, que indicou uma variação positiva de 37% em março, em relação a fevereiro (33%), e apresentou um patamar superior quando comparado ao mesmo período do ano passado (29%).
Em todas as regiões, predominou o sentimento de estabilidade nas vendas de março na comparação com fevereiro. O Nordeste destacou-se positivamente no saldo de variação nas vendas entre crescimento (41% ) e retração (9%). O Centro-Oeste foi a região com maior grupo de lojas (32) registrando queda nas vendas.
Expectativas de vendas
Os lojistas estão otimistas, o que revela o Termômetro Anamaco do Varejo Matcon, para diversos segmentos. Entre os setores que mais apostam em crescimento estão os de materiais para pintura (66%), seguido de materiais hidráulicos (60%) e revestimentos cerâmicos (60%), e materiais elétricos (56%).
Indicador de preços do material de construção
Em Março de 2024, o indicador de preços do matcon registrou uma leve queda consecutiva. Os preços apresentaram variação com maior velocidade no 1º trimestre de 2024 (jan 1,8%, fev 1,3% e mar 0,5%) em relação ao 1º trimestre de 2023.
O estudo revela também que é alto (78,1%) o patamar de famílias endividadas nos três primeiros meses do ano, e apresenta outros dados macroeconômicos, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que retraiu em março.
Sobre o Termômetro Anamaco
O Termômetro JS+ Anamaco se diferencia de outros índices do mercado por sua cobertura de dados, análise por regiões e indicadores exclusivos. A ferramenta combina dados agregados das transações de indústrias e lojistas de materiais de construção com números da pesquisa Tracking Anamaco, que utiliza a metodologia CATI (Computer Assisted Telephone Interviews) para a coleta das informações.
Além disso, a medição abrange diversos segmentos de lojas e categorias do segmento, como cimento, aço hidráulico, tintas, materiais elétricos, ferramentas elétricas e manuais, fechaduras, entre outros. Dessa forma, permite mensurar informações como sell-in (vendas do fabricante para o varejista), positivação (quantidade de lojas comprando das indústrias) e variação de preços (comparação do valor dos itens vendidos para as lojas de materiais de construção).
Com a publicação de atualizações mensais e edições consolidadas anualmente, a ferramenta deve se consolidar como referência para apoiar estudos de mercado, bem como o planejamento estratégico e tático de todos os players do setor.
Para ter acesso gratuito ao Termômetro JS+ Anamaco, basta clicar AQUI para acessar o link e preencher com as informações cadastrais.
Sobre a Juntos Somos Mais
O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento, tendo em vista desenvolver o varejo e contribuir para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, uma rede que tem como propósito fortalecer, desenvolver e qualificar o varejo da construção civil. Além de oferecer o programa de fidelidade, a startup também opera a Loja Virtual, um marketplace B2B que conecta online o comércio varejista de materiais de construção a marcas da indústria. Atualmente, mais de 30 empresas líderes em seus segmentos participam do programa de fidelidade, juntamente com mais de 100 mil lojas. Na Loja Virtual, são mais de 10 mil lojistas comprando mensalmente. Saiba mais por meio do site oficial.