Termômetro do Varejo da Construção: Confira os resultados da pesquisa Anamaco e Juntos Somos

Anamaco NovaPesquisaTermômetro BLOG

O Termômetro do Varejo da Construção Civil referente aos dados de abril 2024 indica uma percepção de crescimento geral nas vendas, com um aumento de 46% em relação ao mês anterior (37%) e um patamar muito superior (18%) ao mesmo período do ano passado. Esse sentimento de crescimento dos lojistas predominou em todas as regiões, exceto no Norte, onde 50% dos entrevistados mantiveram a estabilidade.

O Nordeste destacou-se novamente positivamente no saldo de variação (38%) nas vendas entre crescimento (50%) e retração (12%). O Sul foi a região com o maior grupo de lojas apresentando queda nas vendas. Na comparação com abril de 2023, a pesquisa indicou que em abril de 2024 houve uma percepção de melhoria em todas as regiões (baixe a pesquisa AQUI).

Este guia definitivo do setor apresenta o levantamento de dados realizado pelo Instituto de Pesquisas Anamaco em conjunto com o estudo de performance e tendências do varejo da Juntos Somos Mais, o maior e mais abrangente ecossistema do varejo de material de construção do Brasil.

Expectativa do varejo para os próximos meses

Em abril de 2024 aumentou em 71% o otimismo dos lojistas com relação aos próximos 3 meses na comparação com março (62%), atingindo o maior patamar desde janeiro de 2023 (48%).

Lojas de todos os perfis mostraram-se otimistas, porém com menor grau nas lojas com foco em material elétrico. O indicador de preço do Matcon registrou em abril de 2024 leve aumento nos preços do material de construção em relação a março.

Entre outros dados macroeconômicos indicados no Termômetro Anamaco, o IPCA aumentou 0,38% em abril de 2024 em relação ao mês anterior, quando foi de 0,16%. Segundo a consultora Katia Ratnieks, isso pode significar uma retomada da pressão inflacionária, impactando o poder de compra dos consumidores e exigindo atenção tanto de empresas quanto de autoridades econômicas para ajustar políticas e estratégias financeiras.

“Para o setor de material de construção, esse aumento na inflação pode levar a um aumento nos custos de insumos e produtos, afetando a competitividade e a rentabilidade das empresas. Monitorar de perto essas variações será fundamental para entender se essa inflação representa uma tendência de longo prazo ou apenas uma flutuação temporária”, disse Katia Ratnieks. Dessa forma, os dados de pesquisas permitem que as empresas ajustem suas políticas de preço e estoque de maneira adequada.

Baixe a última pesquisa do Termômetro Anamaco, clicando AQUI.

Posts Recentes