Webinar da Anamaco abordará o importante setor de varejo de tintas do país

ab cececfddafaaac~mv jpeg

“Como se adaptar ao ‘novo normal’ das necessidades e perfil dos consumidores no canal de varejo”. Este é o título da próxima live do Talks Anamaco, que acontece nesta sexta-feira (10) às 16h pelo canal oficial da entidade no YouTube. Desta vez, a direção da Anamaco irá abordar o sólido mercado de varejo de tintas no Brasil. E os números traduzem esta dimensão: segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas – Abrafati, em 2019 foram produzidos no país 1,569 bilhões de litros de tintas, sendo 1,289 bilhões de litros Imobiliária, o que corresponde a 82,1% da cadeia produtiva.


Área externa do espaço Premium, loja com conceito boutique da J. Monte, instalada em Teresina (PI).

O encontro virtual, com o patrocínio da AkzoNobel e apoio da Mercedes-Benz e Feicon Batimat, será mediado por Waldir Abreu, superintendente da Anamaco e contará com a presença do presidente da entidade, Geraldo Defalco. Para esta live, a entidade convidou três renomados profissionais: a arquiteta e empreendedora Jeosé Monte, sócia e Diretora Financeira da J. Monte (PI); Fernando Domingues, diretor de Marketing de Tintas Decorativas da AkzoNobel; e Vinicius Ventorim, diretor-executivo da Politintas (ES).


O mercado de tintas no país tem estado em total sinergia com o momento desafiador em razão da pandemia da Covid-19 (coronavírus). A Coral, uma das marcas da holandesa AkzoNobel – companhia representada na live por Fernando Domingues – lançou em maio último o projeto Demãos Dadas Coral, uma iniciativa para apoiar consumidores, arquitetos, designers, lojistas, pintores e a sociedade em geral nesse momento de distanciamento social. A iniciativa Demãos Dadas foi dividida em pilares, contemplando diversos públicos, tais como:


  • Consumidores, arquitetos e designers – conteúdos especiais nas redes sociais, tutoriais e lives com arquitetos, designers e influenciadores para inspirar e a lojacoral.com.br para a realização de compras.

  • Lojistas – realização de vendas diretamente ao consumidor, por meio de marketplace e geolocalização, com condições especiais para os consumidores e os próprios lojistas.

  • Pintores – Na plataforma de treinamento online da Academia Coral (www.academiacoral.com.br), com foco na formação e desenvolvimento de pintores, é possível encontrar mais de 40 treinamentos gratuitos. O pintor recebe certificado de conclusão dos cursos realizados na Academia Coral e pode apresentar os seus trabalhos nas Páginas Coloridas (www.paginascoloridas.com.br), uma plataforma que coloca quem precisa de serviço de pintura em contato com os pintores profissionais.


Para ajudar os pintores nesse momento difícil, a Coral patrocina, ainda, a ação Cores Solidárias, da Associação Brasileira de Pintores Profissionais (ABRAPP), com o intuito de arrecadar doações que serão revertidas em um vale-alimentação no valor de R$ 150. Para mais informações de como contribuir, acesse kickante.com.br/campanhas/cores-solidarias.


“Para nós, da AkzoNobel, é um privilégio poder participar dessa live. É uma oportunidade ímpar podermos trocar ideias em um momento em que todo conhecimento conta. Estamos aprendendo dia a dia as variáveis desse novo cenário, sem dúvida desafiador, e como os consumidores e nosso mercado se comportam diante das mudanças”, ressalta Fernando Domingues, que trabalha na AkzoNobel há 17 anos.


Iniciativa social Demãos Dadas, concebida e colocada em prática pela multinacional AkzoNobel.

Na opinião do diretor-executivo da Politintas, Vinicius Ventorim, com MBA pela universidade de Saint Mary’s no Canadá e especializações pela Fundação Dom Cabral, FGV e Fucape, o tema da live da Anamaco é de grande relevância, uma vez que o varejo precisa adaptar-se ao novo cenário, remodelando-se em tempo real e aprimorando os seus serviços de forma rápida.


“As pessoas, de maneira geral, já vêm mudando a sua forma de consumir há algum tempo. A pandemia apenas acelerou esse processo. Temos que estar prontos para o que esse consumidor quiser e como quiser, seja no mundo físico ou digital. Por isso, é muito importante que o varejo se digitalize e se integre a todos os canais, independente do seu tamanho”, afirma o empresário.


O comércio em geral foi pego de surpresa quando a pandemia chegou ao Brasil. Com a Politintas, empresa genuinamente capixaba, com quase 45 anos de história (no dia 10 de agosto completa 45 anos de mercado), não foi diferente. Mas devido ao seu empenho em se projetar sempre para o futuro, conseguiu driblar algumas dificuldades.


“Hoje, somos uma empresa omnichannel (multicanais). Nossas lojas físicas estão nos bairros, bem perto de onde os clientes estão, e ainda temos a loja virtual e o Televendas. Essa diversidade de canais nos permitiu continuar atendendo nossos clientes desde o início da crise e isso foi um diferencial”, explica Ventorim.


O maior diferencial da Politintas, com 16 unidades distribuídas na região metropolitana de Vitória, é o atendimento especializado, feito por uma equipe de consultores treinada para oferecer uma assessoria completa sobre tintas e tipos de pintura. Além das lojas físicas, o cliente também pode comprar por meio do e-commerce ou do televendas, com toda a agilidade e o atendimento consultivo que são a marca da empresa.


A loja matriz da Politintas, instalada em Cariacica, região metropolitana de Vitória (ES), passou por uma ampla reforma e foi reinaugurada no início da pandemia.

A arquiteta e empreendedora piauiense Jeosé (J. Monte), que também participará do webinar, tem encarado este momento desafiador com muita energia e criatividade.


“As lojas do segmento e os profissionais da arquitetura, design e urbanismo tiveram que se reinventar para seguir as mudanças que a pandemia ocasionou. O online ganhou ainda mais espaço, através das vendas por site e da consultoria por aplicativos de mensagem, voz e vídeo. Participar desta live, promovida pela Anamaco, será uma excelente oportunidade para que possamos compartilhar as nossas experiências, bem como os nossos aprendizados neste período de pandemia”, conclui a empresária.


Para Jeosé, diante do isolamento social, as pessoas já se deram conta de que algumas mudanças de simplificação e de praticidade devem ser feitas na decoração da casa. A arquitetura e o design de interiores têm tido um papel fundamental de reformular os ambientes para se adaptar a essa nova realidade.


“Vai ser inevitável sair da quarentena com outra ideia do que se quer para a casa. E o mercado de vendas nesse segmento já está de olho nessas mudanças”, opina.


Com mais de 25 anos presente no mercado da construção civil piauiense, a J. Monte começou como uma pequena revenda de cimentos. Atualmente possui seis lojas, sendo cinco (home centers) e uma unidade com conceito de loja boutique. Em Teresinha estão instalados os quatro home centers e o espaço boutique. Há outro home center na cidade de Timon-MA (divisa entre os estados). Vale ressaltar que na loja Premium, além dos produtos de acabamento de maior valor agregado, o espaço oferece atendimento realizado por arquitetos e designer de interiores.



Webinar: “Como se adaptar ao ‘novo normal’ das necessidades e perfil dos consumidores no canal de varejo”

Realização: Anamaco (Talks Anamaco)

Data: 10/07/2020

Horário: 16h

Patrocínio: AkzoNobel

Apoio: Mercedes-Benz e Feicon Batimat

Exibição: Canal oficial da Anamaco no YouTube




Posts Recentes