O tema é visceral para este momento desafiador da pandemia de Covid-19 (Coronavírus): Como o varejo pode vender melhor em tempos de crise. Nesta quinta-feira (28) às 15h, a Anamaco dará sequência à exibição de mais uma live e contará com a participação de Juliano Ohta, diretor-geral da Saint-Gobain Distribuição no Brasil, controladora das redes de varejo da construção Telhanorte e Tumelero; e de Wanderson Leite, fundador da Prospecta, startup que criou com exclusividade um software para a Anamaco (Conecta Obras), capaz de mapear as obras em andamento no país, por meio de tecnologia Big Data.
Mediado por Waldir Abreu, superintendente da Anamaco, o encontro contará também com a participação do presidente da entidade, Geraldo Defalco. O desenrolar da produção destas lives, apoiadas pelos parceiros Astra, Mercedes-Benz, Iquine e Feicon Batimat, registra um novo capítulo dentro do contexto inovador da atual da gestão da entidade, que tomou posse em janeiro deste ano. “Temos como desafio aproximar cada vez mais a Anamaco dos associados e de nossos parceiros. Estas trocas de experiências, com certeza irão nos guiar para que possamos, unidos, buscar soluções, inclusive em momentos especialmente difíceis como este da pandemia de Covid-19”, pontua o presidente.
Para o superintendente, a entidade tem acompanhado muito de perto este cenário de crise provocado pela pandemia. Não por acaso, por meio de união de forças, em decretos de esferas municipal, estadual e mais recentemente federal, o setor de varejo de material de construção tem sido considerado serviço essencial à população, neste período de Coronavírus. “Esta videoconferência sobre como o varejo pode vender melhor em tempos de crise, nos trará dois executivos com experiências valiosas, tanto para o mercado de varejo, quanto para o segmento da construção civil”, opina.
A Telhanorte no contexto da pandemia – A empresa, que atua em SP, MG e PR, foi uma das primeiras do segmento a fechar suas lojas físicas e a última a abrir, mesmo depois que a atividade foi classificada como essencial pelos órgãos oficiais. As lojas físicas têm operado em formato e horário reduzidos. O lema da empresa, neste momento, é servir e atender com equilíbrio e responsabilidade. Implementou diversos novos serviços, como drive-thru, entrega grátis para profissionais da saúde e pessoas acima de 60 anos; entrega expressa em até 6h, além de atender em condomínio a partir de um ‘mini caminhão’ com produtos de reparo e manutenção a preço de custo. Recentemente, a empresa lançou uma campanha que destaca o momento de Curtir e Viver a Casa. Já a Tumelero tem atuação no RS e a rede toda – que engloba as duas marcas – possui mais de 70 lojas e emprega cerca de 4 mil pessoas.
Com relação às questões sociais, além da doação de cestas básicas, a Telhanorte firmou inédita parceria com a concorrente Leroy Merlin para a doação de materiais para a construção e reforma de novos leitos na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
“Esse momento está colocando de forma escancarada o papel e a responsabilidade de cada empresa. Portanto, entendo que o consumidor passará a olhar muito mais para a postura e o propósito das companhias. O discurso e a forma de fazer propaganda devem mudar. A responsabilidade corporativa social estará ainda mais na vitrine”, diz Juliano.
Prospecta versus Anamaco – Na opinião do CEO Wanderson Leite, a parceria com a Anamaco foi um divisor de águas para a construção civil.
“É a primeira vez que a gente vê uma entidade de classe dar um passo para modernizar o setor e inseri-lo na era digital. Esse setor de importância fundamental para o país, que representa 7% do PIB brasileiro, tem impacto direto na geração de emprego e de renda. Por isso, essa iniciativa é ainda mais importante nesse momento de crise, em que precisamos fortalecer empresas, comércio e indústrias.”
Wanderson ressalta que a construção civil já tinha necessidade de modernização, informatização e digitalização, mas a pandemia acelerou tudo isso. Conclui que o setor não estava preparado para um mundo sem circulação de pessoas, com negócios concentrados no digital. Tem convicção de que a construção civil precisou se reinventar, rever seu formato de atendimento e de comunicação com o consumidor.
“Acredito que, mais do que apontar onde poderíamos ter feito diferente, precisamos discutir como vamos seguir em frente. O que podemos fazer agora para que o setor como um todo se fortaleça? E a presença digital tem sido fundamental.“
A Prospecta Obras está presente em mais de 700 municípios no Brasil e seu algoritmo é capaz de mapear as quase 750 mil obras em andamento no Brasil. Com a plataforma, o lojista descobre se o mercado da construção civil está aquecido na sua região, se ele deve expandir sua área de atuação, como vem acontecendo com muitos comerciantes de bairro; quais são os produtos e serviços com maior demanda, entre outras informações. Vale ressaltar que os associados do sistema Anamaco têm condições bem especiais para acessarem à plataforma do Conecta Obras.
Webinar: Como o varejo pode vender melhor em tempos de crise
Realização: Anamaco
Convidados: Juliano Ohta – CEO Telhanorte e Wanderson Lite, CEO Prospecta
Data: 28/05/2020
Horário: 15h
Apoio: Astra, Mercedes-Benz, Iquine e Feicon Batimat
Exibição: Canal do Youtube da Anamaco