Manual de boas práticas para o varejo de material de construção

Prancheta

Gerir uma empresa no setor de material de construção requer organização, estratégia e atenção a diversos detalhes que podem fazer toda a diferença para a saúde financeira e o sucesso no mercado. Pensando nisso, o diretor conselheiro da Anamaco, Jaime Silvano, colaborou com esse artigo, compilando algumas práticas recomendadas que podem ser aplicadas para garantir uma gestão mais eficiente e lucrativa no varejo de material de construção.

1. Separe suas finanças pessoais das da empresa

Uma das regras mais importantes para qualquer negócio é manter a separação entre os recebíveis pessoais e os da empresa. Isso é fundamental para poder apurar com precisão os custos fixos e variáveis e, assim, medir a rentabilidade real do negócio. No final, você pode utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) para ter uma visão clara das receitas, despesas e, principalmente, do lucro ou prejuízo.

2. Evite “torrar” preços

Oferecer preços muito baixos constantemente pode prejudicar a rentabilidade da sua empresa e também afetar negativamente o mercado como um todo. Essa prática pode colocar representantes e a própria indústria em uma posição delicada, ao lidar com empresas que adotam políticas agressivas de preços baixos de forma rotineira. É importante adotar uma abordagem mais equilibrada.

3. Promova campanhas com estratégia

Promoções são boas estratégias para atrair clientes, mas precisam ser bem planejadas. Se você reduzir a margem de lucro em um produto específico, aumente em outro para manter a saúde financeira do negócio. Por exemplo, ao fazer uma promoção de pisos, você pode incluir produtos complementares, como argamassas, em um combo. Dessa forma, a oferta beneficia o cliente sem comprometer os lucros da empresa.

4. Nunca venda fiado

Vender a crédito sem garantias pode trazer grandes dores de cabeça. Com tantas opções de pagamento disponíveis atualmente, como Pix, cartões de crédito, boletos registrados e financeiras, o fiado não é necessário. Apesar de aumentar as vendas em um primeiro momento, a inadimplência pode gerar problemas futuros, sem contar os riscos de prejuízo.

5. Cobrar frete é essencial

A cobrança de frete é uma prática que ajuda a cobrir os altos custos operacionais, como combustível, manutenção de veículos e logística. Além disso, não cobrar frete pode acostumar mal os clientes, que podem começar a fazer pedidos em várias etapas, desorganizando a logística e aumentando os custos operacionais.

6. Gerencie seus estoques com atenção

Manter um bom controle de estoque é importante, especialmente para quem opera no regime de Lucro Real. Focar nos produtos de maior giro, como os das curvas A e B, ajuda a evitar excessos e, consequentemente, o pagamento de mais impostos. Além disso, estoques antigos acabam ocupando espaço e se depreciam, principalmente em um mercado que lança constantemente novos produtos, muitas vezes mais baratos ou tecnológicos.

7. Gire o estoque rapidamente

Antigamente, grandes estoques eram sinônimo de sucesso, mas hoje a lógica mudou. O ideal é que o estoque gire em até 90 dias, sendo aceitável até 180 dias. Um estoque que não gira rapidamente representa dinheiro parado e, pior, risco de obsolescência.

8. Compre com prazos mais curtos

Sempre que possível, opte por compras à vista ou com o menor número de parcelas. Além de facilitar o trabalho administrativo, como conferências e lançamentos, essa prática geralmente resulta em descontos de 3% a 5% sobre o valor da compra. Esses descontos, acumulados ao longo do ano, podem representar uma grande economia para a empresa.

9. Utilize um sistema de gestão eficiente

Ter um sistema de gestão amigável e funcional é essencial para acompanhar indicadores como lucratividade, rentabilidade, fluxo de caixa e DRE. Um sistema eficiente facilita o controle de impostos, estoques e finanças, além de contribuir para uma melhor tomada de decisões. No entanto, não basta ter um bom sistema; é fundamental saber utilizá-lo corretamente.

10. Invista nas pessoas

O sucesso de qualquer empresa está diretamente relacionado ao desempenho de seus colaboradores. Por isso, é importante investir em um bom processo de contratação, criar procedimentos operacionais padrão (POPs) simples e eficientes, e valorizar os funcionários que se destacam. Não tenha receio de demitir aqueles que não compartilham os valores da empresa ou que estão constantemente insatisfeitos, pois esses podem ser uma fonte de problemas futuros.

Este manual reúne algumas das melhores práticas para uma gestão eficaz no varejo de material de construção. Aplicar essas dicas no dia a dia da sua empresa pode ajudar a aumentar a organização, melhorar a rentabilidade e garantir um futuro próspero. Comece aplicando as mudanças mais simples e, aos poucos, ajuste outros pontos. Logo, você verá o crescimento e os benefícios dessas práticas refletidos no sucesso do seu negócio.

Jaime Silvano
Diretor Conselheiro da Anamaco
Administrador Financeiro
Diretor da Visual Materiais
Ex-presidente e atual Diretor da Acomac Porto Alegre

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