Pesquisa Anamaco: a voz do lojista para a evolução do setor de material de construção

Anamaco NovaPesquisaAnamaco Blog

A Pesquisa Anamaco, uma das iniciativas mais aguardadas do setor de material de construção, já começou! Conduzida pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, a Pesquisa Anamaco é uma importante iniciativa que tem como objetivo compreender as percepções dos lojistas sobre indústrias, marcas, produtos, serviços e atendimento no varejo do setor de material de construção. Por meio das entrevistas realizadas com lojistas de diferentes portes e regiões do Brasil, a pesquisa busca identificar pontos de melhoria e resultados para a excelência no mercado.

Para o presidente da Anamaco, Cassio Tucunduva, essa pesquisa é fundamental para alinhar os interesses do setor. “A Pesquisa Anamaco é uma oportunidade única para conectar as demandas do varejo às estratégias das indústrias. Nosso objetivo é promover um setor mais competitivo e eficiente, onde lojistas e fornecedores caminhem juntos rumo ao crescimento sustentável e comprometido com a excelência.”

Pesquisa Anamaco: um olhar atento sobre o mercado

A consultora do Instituto de Pesquisas Anamaco, Katia Ratnieks, reforça a importância da participação dos lojistas. “Cada opinião conta. Esse feedback é essencial para que os fabricantes possam ajustar suas práticas, desenvolver produtos mais alinhados às necessidades do mercado e melhorar a qualidade do atendimento.”

Já o diretor executivo da Anamaco, Julio José Pereira, destaca o impacto que os resultados da pesquisa podem gerar. “Os dados coletados pela Pesquisa Anamaco fornecem uma base sólida para as indústrias que buscam se destacar no mercado. É uma ferramenta estratégica para entender as tendências e atender às expectativas do varejo.”

Entre os lojistas que participaram da pesquisa, Walace Santos, proprietário da loja Projeto Madeira, em Varginha (MG), revelou sua experiência: “Fiquei honrado em participar e achei super importante a pesquisa da Anamaco no sentido de conhecer melhor as percepções dos lojistas da construção em relação às marcas, produtos, serviços e assistência das indústrias do ramo da construção civil. Principalmente no meu caso, em que tenho apenas dois anos de empresa no ramo, é muito importante que as indústrias saibam que existem várias empresas tentando se estabelecer no mercado dominado por grandes redes. Um bom atendimento e assistência a essas pequenas vendas pode trazer muito sucesso, uma vez que as grandes lojas geralmente não oferecem uma venda mais personalizada e que agrega valor aos produtos vendidos.”

O lojista ainda destacou a necessidade de humanizar o relacionamento entre assuntos e clientes: “Nessa era digital, vemos a necessidade de humanizar as relações. Tivemos experiências com empresas em que tentamos contato por semanas, mas nunca conseguimos falar com uma pessoa diretamente. Hoje, trabalhamos com marcas que nos dão suporte e estão presentes nos ajudando a crescer. As marcas que possuem representantes e que até os clientes conhecerão as necessidades e dores, com certeza vão conquistar mais espaço. Parabéns pela iniciativa da Anamaco e que as informações ajudem as matérias e marcas da construção civil na busca pela excelência da qualidade de seus produtos e serviços.”

Como funciona a Pesquisa Anamaco?

A Pesquisa Anamaco é um estudo quantitativo desenvolvido com base em um questionário estruturado pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco. O objetivo é coletar percepções de proprietários, gerentes e responsáveis ​​por compras, abrangendo um total de 2.000 entrevistados de todo o Brasil.

A pesquisa envolve lojas varejistas de material de construção de portes variados e especializações diversas, como materiais básicos, hidráulicos, elétricos, iluminação, pintura, revestimentos cerâmicos, ferragens etc. Todas as lojas participantes estão no mercado há pelo menos dois anos, representando uma amostra diversificada do setor.

A amostra é segmentada em dois grupos principais. O primeiro grupo inclui as grandes lojas, que se destacam no ranking anual da Revista Anamaco e são reconhecidas por sua importância estratégica para as indústrias de material de construção. O segundo grupo abrange lojas de pequeno e médio porte que, embora não figurem no ranking, desempenham um papel essencial no mercado, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do setor, pois representam a maior parte das lojas do setor.

Todas as entrevistas são realizadas de forma estritamente confidencial e respeitam a Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, são gravadas, garantindo supervisão de qualidade e permitindo a verificação em caso de dúvidas ou necessidade de revisão. Em 2024, a pesquisa avaliou 54 categorias de produtos, agrupados em cestas que incluem material básico, pintura, elétrica, pisos e revestimentos, portas e janelas, telhas, abrasivos, colas e adesivos, impermeabilizantes, iluminação, hidráulica, fitas adesivas e ferragens.

Com sua abordagem abrangente e criteriosa, a Pesquisa Anamaco se firma como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento do mercado de material de construção, promovendo um diálogo essencial entre lojistas e fabricantes.

Participe e faça a diferença!

A Pesquisa Anamaco segue até dia 31 de março. Os resultados serão usados ​​para gerar dados importantes que contribuam para o fortalecimento do setor. Se você é lojista, fique atento às ligações do Instituto Anamaco – telefone (11) 37778170 – e participe. Sua opinião pode transformar o mercado! Saiba mais sobre o Instituto de Pesquisas, clicando AQUI.

Posts Recentes