Programa Casa Paulista irá contemplar cerca de 36 mil famílias com novas moradias. Entrega de casas populares deve aquecer as vendas de acabamentos nas lojas de materiais para construção.
Desde o início de 2023, o programa habitacional Casa Paulista, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, vem desempenhando um papel crucial não apenas na redução do déficit habitacional, mas também no estímulo ao crescimento do setor de materiais de construção em todo o estado. Com a entrega de 9.596 moradias até o momento é um investimento estadual de R$ 1,81 bilhão, o programa impacta diretamente o varejo de materiais de construção, criando oportunidades para lojistas e fornecedores.
As unidades habitacionais entregues pelo Casa Paulista, realizadas por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), são distribuídas em todo o estado, priorizando famílias de menor renda (até 5 salários mínimos). As casas entregues possuem uma área de 45,59 m² e estão situadas em terrenos de 160 m² (8x20m). Com as unidades entregues em estado “básico” ou “cru”, muitos moradores procuram personalizar suas novas residências. Esse processo inclui a compra de acabamentos, construção de muros, pintura e paisagismo, o que aquece o setor de materiais de construção e impulsiona a economia local.
Essa necessidade de personalização gera uma demanda significativa por materiais de acabamento, decoração e construção complementar, como pisos, revestimentos, tintas, portas, janelas, muros, entre outros. O resultado é o aumento nas vendas dos varejistas do setor de materiais de construção.
A deputada estadual Dani Alonso tem se destacado como uma das principais apoiadoras do programa Casa Paulista e é a voz do setor de materiais de construção na Alesp. Representando os interesses desse segmento na Assembleia Legislativa de São Paulo, Dani atua como uma ponte entre o governo e os lojistas. Ao participar ativamente das entregas de moradias e promover o diálogo constante entre o setor e o governo de SP, a deputada assegura que as demandas dos lojistas sejam ouvidas e atendidas, fortalecendo o ambiente de negócios e contribuindo para o desenvolvimento econômico do segmento.
Em seu discurso, Dani Alonso destacou a importância pessoal e emocional da entrega das casas, enfatizando seu histórico no setor da construção e o prazer de ver o sonho da casa própria se realizar para tantas famílias: “Você entrega uma casa para uma família, e ela transforma em um lar. Que Deus abençoe cada um de vocês!”