Termômetro indica percepção de crescimento nas vendas gerais

Anamaco TermômetroVarejoNovasPerspectivas BLOG

A última edição do Termômetro do Varejo da Construção Civil realizada pelo Instituto de Pesquisa Anamaco em parceria com a Juntos Somos Mais, em setembro de 2024, registrou um aumento na percepção de crescimento nas vendas em relação a agosto. O otimismo entre os lojistas também se destacou, com 71% acreditando em um aumento das vendas até o final do ano.

Lojas de diferentes perfis demonstraram grande confiança nas vendas para os próximos três meses, especialmente aquelas voltadas para material hidráulico (76%), revestimentos cerâmicos (75%) e material básico (73%). “Em setembro, os resultados, considerando a diferença entre as lojas que cresceram e caíram, superaram as expectativas dos lojistas”, afirma Katia Ratnieks, coordenadora do Instituto de Pesquisa da Anamaco.

Em setembro de aumentou a percepção de crescimento nas vendas em relação a agosto
Em setembro de 2024 aumentou a percepção de crescimento nas vendas em relação a agosto.

Nordeste se destaca com maior crescimento nas vendas

A região Nordeste (52%) teve o maior percentual de lojas registrando aumento em setembro quando comparado a agosto, enquanto o Sul apresentou o menor índice (39%). Ainda assim, todas as regiões mostraram crescimento expressivo na comparação entre setembro de 2024 e setembro de 2023, com destaque especial para o Nordeste.

Nordeste se destaca em crescimento nas vendas
Juntos Somos Mais

Análise comparativa entre Termômetro Anamaco e Sell-In

Na comparação entre o índice Termômetro Anamaco (diferença entre a percepções positivas e negativas das vendas) e o Sell-In, observa-se uma queda nas vendas de setembro segundo o Sell in, enquanto os lojistas reportam crescimento em relação a agosto. “Provavelmente, as lojas estão trabalhando com os estoques”, considera Katia Ratnieks.

O Sell-In é um conceito essencial no trade marketing e na cadeia de suprimentos, refere-se a negociação B2B (business-to-business). É importante que as estratégias de vendas Sell-In sejam homologadas com o Sell-Out, que diz respeito às vendas ao consumidor final.

Expectativas em relação ao governo

A taxa de otimismo dos lojistas em relação às ações do governo nos próximos 12 meses aumentou de 35% para 46% em setembro. Outros indicadores também apresentaram sinais positivos, como a queda consistente na taxa de desocupação e no número de famílias individualizadas.

taxa de desocupação

Por outro lado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou aumento em setembro de 2024, alertando para possíveis impactos no poder de compra dos consumidores.

Katia Ratnieks resume que o crescimento nas vendas percebido pelo Termômetro do Varejo reflete o otimismo dos lojistas, mesmo em um cenário econômico desafiador. “A consolidação de estratégias eficazes entre Sell-In e Sell-Out, combinadas com um ambiente político mais favorável, pode sustentar esse momento positivo para o setor. Apesar dos desafios como a inflação, o setor continua a aumentar a sua resiliência, com potencial de se beneficiar ainda mais caso as condições econômicas e institucionais se estabilizem nos próximos meses.”

Quer saber mais? Confira a pesquisa completa do Termômetro Anamaco, em parceria com a Juntos Somos Mais, clicando AQUI para acessar o PDF.

Posts Recentes