Essa semana foi marcada por importantes avanços e pela forte presença da Anamaco em agendas estratégicas. Em Brasília, tivemos uma vitória fundamental: graças à atuação conjunta da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS) e da UNECS – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, da qual fazemos parte, foi assegurado que associações sem fins lucrativos permaneçam livres da incidência dos novos tributos (IBS e CBS), previstos na regulamentação da 2ª fase da Reforma Tributária (PLP 108/2024). A Anamaco atuou diretamente no processo e participou de reuniões preparatórias e exclusivas que antecederam o encontro com o relator, reforçando seu papel ativo nas discussões e alinhamentos técnicos.
Essa é uma vitória para o associativismo reflete o teor da emenda nº 531, defendida pelo setor, e contou com a mobilização de lideranças empresariais, entre elas o presidente da UNECS, Leonardo Miguel Severini, em articulação com o senador Efraim Filho (União/PB), presidente da FCS, e o senador Izalci Lucas (PL/DF), autor da emenda. O projeto, já aprovado pelo Senado, segue agora para a Câmara dos Deputados e depois à sanção ou veto presidencial.
Ainda na capital federal, estivemos na reunião da Câmara Brasileira de Material de Construção (CBMC), realizada na sede da CNC e conduzida por Wenceslau Júnior, presidente da Fecomércio Mato Grosso e coordenador da CBMC, com a participação de representantes de Fecomércios de diversos Estados. O encontro fortaleceu o diálogo institucional e a construção de estratégias conjuntas para o desenvolvimento do varejo de material de construção em todo o país.
Também representamos a Anamaco na ABRAS’25 Food Retail Future, em Campinas (SP), o maior evento do varejo alimentar do Brasil, que discutiu o futuro da estratégia empresarial, comportamento do consumidor, reforma tributária, sustentabilidade e neutralização da pegada de carbono. Já no ABRAFATI SHOW 2025, referência internacional no setor de tintas, acompanhamos de perto as inovações e negócios que movimentaram toda a cadeia, em um evento que reuniu mais de 280 expositores nacionais e internacionais.
Dando continuidade à agenda de aproximação com a indústria, realizamos uma visita técnica à unidade da Quartzolit Saint-Gobain, em Jandira (SP). O CEO da Anamaco, Julio João Pereira, esteve acompanhado do presidente da Fecomac-SC, Rodrigo Nandi, coordenador do Comitê de Programa Setorial de Qualidade, e do engenheiro Anderson Oliveira, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do Sinaprocim. A comitiva foi recebida por Fábio Correia, diretor sênior comercial da Saint-Gobain, e por Luiz Mansur, diretor comercial. O encontro reforçou a importância da integração entre entidades, indústria e programas setoriais de qualidade, fundamentais para fortalecer ainda mais o varejo de material de construção no Brasil.
Seguimos firmes na missão de representar o setor, ampliando nossa presença em diferentes frentes e consolidando a voz do varejo de material de construção em nível nacional.
Cassio Tucunduva
Presidente da Anamaco